Conheça mais detalhes sobre o PuzzlePhone, rival do Project Ara da Google

1 min de leitura
Imagem de: Conheça mais detalhes sobre o PuzzlePhone, rival do Project Ara da Google

A empresa finlandesa Circular Devices, responsável pelo smartphone modular PuzzlePhone, anunciou uma parceria com a fabricante espanhola ImasD para produzir o aparelho. Segundo representantes da companhia, o dispositivo será lançado ainda neste ano.

O PuzzlePhone trará três partes que podem ser trocadas, deixando mais fácil customizar ou fazer upgrades do que em um smartphone comum. Os módulos são o “coração” (bateria), a “espinha” (tela) e o “cérebro”, que terá um sistema baseado na plataforma aberta Click ARM da ImasD.

Módulos compatíveis com tablets e smartphones

A parceria da Circular Devices com a ImasD também indica a compatibilidade dos módulos de celular com outros aparelhos baseados em Click ARM, como o Click ARM 1, o tablet que a fabricante espanhola lançou durante a Mobile World Congress.

Sustentabilidade e mercados emergentes

Pelo aparelho apresentar facilidades para melhorar partes independentes, ele pode ser especialmente interessante para mercados emergentes por conta de o custo do módulo ser mais atraente que o preço de um novo dispositivo.

A ideia é que um PuzzlePhone possa durar até 10 anos, apenas trocando as peças para fazer upgrades. Com isso, a empresa espera reduzir os gastos para o consumidor e diminuir os desperdícios na cadeia de produção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.