Nova é um acessório que promete oferecer fotos com flashes na medida ideal

2 min de leitura
Imagem de: Nova é um acessório que promete oferecer fotos com flashes na medida ideal
Imagem: Nova

O flash é um dos acessórios mais importantes na fotografia, permitindo obter fotos com melhor qualidade em ambientes com pouca iluminação ou para diminuir o contraste causado pelas sombras.

Se você tem o costume de tirar fotos de seu celular, provavelmente já utilizou o flash e percebeu que em alguns casos ele acaba interferindo negativamente na qualidade da foto, iluminando o seu rosto exageradamente (assim como nos filmes do J. J. Abrams).

Isso ocorre porque o seu smartphone não possui um sensor para analisar a intensidade de luz, ou seja, sempre você emitirá um lampejo de mesma intensidade, independentemente da situação.

Flashes na controlados

Nova é um acessório que promete resolver o esse tipo de problema e já está à venda nos EUA e em países europeus. Financiada pelo site Kickstarter, a proposta atraiu a contribuição de mais de 1.500 pessoas, atingindo o valor total de US$ 85.480 de arrecadação.

Funcionando através de conexão Bluetooth com o smartphone, o acessório é composto por um conjunto de 40 LEDs, permitindo atingir 65 lúmens de potência. Com medidas aproximadas a um cartão de crédito e espessura de 6,3 mm, o dispositivo pode ser facilmente guardado no bolso ou na carteira.

Comparativo mostra os resultados incríveis obtidos pela utilização do Nova

Sem agredir a visão

Outra característica muito interessante do produto é que ele conta com um painel fosco, impedindo que a luz do flash prejudique a visão da pessoa a ser fotografada, algo inconveniente que ainda ocorre em boa parte das câmeras fotográficas convencionais e que geralmente causa a famosa cegueira temporária.

Para melhorar os resultados das fotos, a empresa responsável pelo desenvolvimento do Nova também criou um app, que funciona em conjunto com o flash para proporcionar um melhor resultado. Na interface do aplicativo, o usuário pode escolher entre diversas opções de intensidade de iluminação, resultando em imagens com diferentes efeitos de luz.

Autonomia da bateria e alcance de conexão

Quando falamos de um aparelho móvel, os dois pontos mais relevantes são a autonomia da bateria e o quão longe ele pode funcionar conectado ao smartphone. Neste quesito, o Nova não deixa a desejar, garantindo um alcance de até 6 metros (via Bluetooth) de distância e uma duração de carga elétrica de até 150 disparos (dependendo da intensidade de iluminação utilizada), segundo o site oficial do produto.

As pessoas que contribuíram com 39 dólares ou mais no Kickstarter já receberam o produto no início deste ano. Se você gostou da ideia e está interessado em comprar um, o preço médio dele é de 59 doletas. Infelizmente, ainda não há uma previsão de lançamento oficial no Brasil, mas, caso você queira conferir as lojas online e encontre um método para importá-lo, confira neste link onde comprar.

A novidade está disponível apenas para smartphones com Android e iOS que possuam conectividade Bluetooth na versão 4.0.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.