11 eletrônicos para ficar de olho em 2011

8 min de leitura
Imagem de: 11 eletrônicos para ficar de olho em 2011

O ano de 2010 foi quando o mundo recebeu o iPhone 4 e o iPad, produtos que ainda encabeçam a lista de muitos aficionados por tecnologia. Apesar de também termos visto a chegada dos primeiros televisores 3D, a ascensão dos e-readers e o lançamento do Samsung Galaxy Tab, foi a Apple quem roubou os holofotes neste ano que chega ao fim.

O ano que vem promete ser bem mais variado quando o assunto são gadgets. Isso não significa, porém, que a Apple vai ficar de fora. Pelo contrário, rumores de novos produtos da Maçã surgem a cada dia. Por isso, prepare sua carteira e confira nossa lista para conhecer os onze eletrônicos que devem fazer a sua cabeça bem em breve.

1. Tablet da HP com WebOS

A Palm sempre foi vista como uma empresa que corria na marginal da briga pelo mercado de smartphones. Com a compra da companhia pela HP e o cancelamento do tablet Slate, que viria equipado com Windows 7, pipocaram rumores de que o WebOS seria a nova bola da vez nos dispositivos da Hewlett Packard.

O WebOS já é utilizado em smartphones da HP
Fonte da imagem: Divulgação / HP

Os boatos viraram verdade em agosto de 2010, quando Todd Bradley, vice-presidente da HP, anunciou que um tablet com WebOS chegaria ao mercado no primeiro trimestre de 2011. Não há informações oficiais sobre o aparelho, que pode se chamar Hurricane ou PalmPad. Uma coisa é certa: o aparelho vem para acirrar ainda mais a briga pela liderança no mercado de tablets.

2. Android Gingerbread em tablet da Motorola

E como se já não bastasse a HP, a Motorola também está se preparando para entrar nessa batalha. Com lançamento marcado para o início de 2011, o tablet Stingray viria equipado com a versão Gingerbread do Android, que está prestes a ser disponibilizada. Ainda não há informações oficiais sobre as especificações do aparelho.,

Gingerbread é a próxima versão do Android
Fonte da imagem: Android Guys

Os rumores são bem próximos da verdade, já que a Motorola é uma das principais entusiastas do sistema operacional da Google, ao lado do HTC. O presidente da empresa, Sanjay Jha, já declarou que estaria esperando uma versão do Android mais amigável aos tablets e, com a atualização, este seria o momento ideal.

3. Nintendo 3DS

Apresentado pela primeira vez durante a E3 2010, o Nintendo 3DS finalmente chegará ao mercado mundial em 2011. O console portátil traz uma grande promessa e justifica toda a expectativa: o aparelho utiliza os mesmos efeitos 3D que vemos no cinema, mas seria capaz de gerá-los sem a necessidade de óculos especiais.

Aparelho possui efeitos 3D, mas dispensa o uso dos óculos
Fonte da imagem: Divulgação / Nintendo

A Nintendo tem grandes planos para o aparelho, que será lançado entre fevereiro e março. A expectativa é vender 4 milhões de unidades com a ajuda de títulos de peso como “Metal Gear Solid”, “Street Fighter” e “Resident Evil” além, claro, de Mario, Zelda e toda a turma da empresa.

4. PSP Phone

A Sony também tem suas cartas na manga e parece estar prestes a lançar o tão aguardado PSP Phone. Ainda não confirmado, o aparelho (que se chamaria Zeus) também rodaria a versão Gingerbread do Android e teria uma tela touchscreen de 3,7 a 4,1 polegadas.

Aparelho teria touchpad e biblioteca própria de jogos
Fonte da imagem: Engadget

Os clássicos botões com figuras geométricas e o direcional são deslizantes, junto com um touchpad. As especificações são robustas: processador Qualcomm MSM8655 de 1 GHz e 512 MB de RAM. O celular possui ainda uma entrada para cartões SD.

Para completar o pacote, a Sony criaria seu próprio Marketplace, nos moldes das lojas do Andoid e Apple. Games exclusivos pela plataforma seriam vendidos por lá, além de aplicativos exclusivos para o dispositivo.

5. Tablet da Mintpass com Android e Windows 7

Pouco conhecida no Brasil, a Mintpass ganhou destaque entre os amantes dos gadgets com o Mintpad, um tablet  com tela touchscreen que cabe na palma da mão e, além de acessar a internet, serve também como câmera digital, player de vídeos e músicas e organizador pessoal.

Empresa quer unir Android e Windows 7
Fonte da imagem: Mintpass

Mas a empresa coreana quer alçar voos ainda maiores, e anunciou algo que para muitos pode parecer impossível: um tablet que roda Android e Windows 7. O aparelho teria duas telas touchscreen que seriam capazes de executar os dois sistemas operacionais ao mesmo tempo, ou apenas um deles com um teclado sendo exibido no segundo display.

O aparelho também acessaria o Android Market e conta com o “Space Touch”, recurso que ainda não foi revelado. A Mintpass não revelou as características técnicas do dispositivo, que deve chegar ao mercado em algum momento de 2011.

6. iPad 2

O iPad foi lançado há poucos meses e os brasileiros ainda nem têm acesso ao aparelho oficialmente. Isso não impede que os primeiros boatos sobre um novo tablet da Apple comecem a surgir. Há rumores de que os comerciais do sucessor do gadget já foram gravados e que ele seria anunciado no início de 2011.

Sucessor do iPad deve ser anunciado no início de 2011
Fonte da imagem: Divulgação / Apple

As informações concretas são inexistentes, mas há muitas apostas rolando pela internet. A principal delas é em relação a uma redução no tamanho da tela do tablet, das atuais 9,7 polegadas para 7, tornando-o mais portátil. Câmeras frontais e traseiras também são dadas como certas.

Um novo conector de 30 pinos permitiria a conexão do tablet a docas mesmo na horizontal, e a capacidade técnica do novo aparelho deve ser pelo menos o dobro da atual. Cogita-se também a adição do Retina Display, com cores mais nítidas e maior resolução. A novidade, porém, resultaria em aumento no tamanho dos aplicativos disponibilizados para o novo iPad.

7. Sony 100% 3D

A Sony está apostando todas as suas fichas no 3D. Em setembro de 2010, a empresa informou que até o final de 2011 todos os televisores lançados pela marca virão equipados com a tecnologia tridimensional. O objetivo é obter uma fatia de 50% do mercado japonês.

Discovery será o primeiro canal totalmente 3D, em parceria com a Sony e IMAX
Fonte da imagem: Divulgação / Sony

Para acompanhar os planos, a fabricante anunciou também uma parceria com o Discovery Channel e o IMAX para criação do primeiro canal de TV 3D. Primeiramente, a emissora estará disponível apenas nos EUA, mas já há planos para chegada do conteúdo a outros países. De acordo com o anúncio oficial, a ideia é acelerar a adoção de televisores de três dimensões e popularizar a tecnologia entre os consumidores americanos.

8. AMD Fusion

Um dos principais frutos da compra da ATI pela AMD deve chegar ao mercado em 2011: o AMD Fusion. A novidade será o primeiro processador a unir CPU e GPU em um único componente, dando origem ao que está sendo chamado de APU (Accelerated Processing Unit, ou Unidade de Processamento Acelerado).

Novo processador da AMD une CPU e GPU para melhorar o desempenho
Fonte da imagem: Divulgação / AMD

A peça será constituída por quatro núcleos, sendo três responsáveis pelo processamento geral da máquina e um exclusivo para gráficos, melhorando o desempenho do computador. Esta nova arquitetura exige também novos esforços em dissipação de calor, e a AMD está preparada para isso. Acesse este artigo do Baixaki para conhecer mais detalhes técnicos do funcionamento do Fusion.

9. Google TV no Playstation 3

Ao anunciar o Google TV, a empresa de Mountain View classificou o novo sistema como “o futuro da televisão”. A possibilidade de pesquisar conteúdo não apenas em canais de TV, como também na internet, e utilizar aplicativos é realmente capaz de mudar a forma como os telespectadores utilizam a telinha. A novidade chegou ao mercado em novembro de 2010.

Google TV seria capaz de expandir as funcionalidades do PS3
Fonte da imagem: Divulgação / Google

E, como a iniciativa é uma parceria do Google com a Sony, logo surgiram boatos de que o sistema seria implementado no Playstation 3. A novidade viria por meio de uma atualização de firmware ou um acessório lançado separadamente, e chegaria em algum momento entre setembro de dezembro de 2011. As empresas, claro, não comentam o assunto.

Como o Google TV é baseado no sistema operacional Android, a chegada da novidade ao PS3 também abriria as portas dos aplicativos ao console, transformando-o em uma plataforma completa para utilização da internet e redes sociais, apenas para citar algumas possibilidades.

10. iPhone 5

Quem acompanha a Apple sabe o que esperar: assim que um novo gadget é lançado, já começam os rumores para um próximo. Certos produtos da Maçã duram pouco mais de um ano no mercado antes da chegada de um novo. Rumores dão conta que é assim que as coisas funcionarão com o iPhone 4 e seu sucessor.

Facetime seria habilitado também em redes 3G
Fonte da imagem: Divulgação / Apple

Os boatos espalhados pela internet afirmam que uma nova versão do quarto aparelho seria anunciada já em janeiro, com poucas funcionalidades novas e a resolução definitiva dos problemas de recepção.

A Apple tem precedentes em lançar novas versões muito parecidas com as anteriores, como foi o caso do iPhone 3GS. Entre as novidades, estariam a possibilidade de usar o Facetime via 3G, design mais fino e tela OLED, maior mudança do suposto novo modelo.

11. PSP 2

Com a chegada do Nintendo, a Sony não deve ficar parada e, de acordo com rumores, atacará em 2011 com um sucessor do PSP. O novo portátil também teria touchpads, assim como o suposto PSP Phone, e display com pelo menos uma polegada a mais que a atual versão do console. O aparelho também entraria no mundo da alta definição, e viria com tela HD sensível ao toque.

Este apenas um dos conceitos do futuro PSP 2
Fonte da imagem: Kotaku

A Apple também deve ser um alvo do novo PSP, transformando o aparelho em e-reader, player portátil e organizador pessoal, além de dar a ele a capacidade de acessar a internet pela rede 3G. O poder de processamento do novo dispositivo seria duplicado em relação à geração atual.  Ainda de acordo com os rumores, a Sony pretende lançar o console no final de 2011.

Tudo isso e muito mais

Estas são as onze apostas do Baixaki para os eletrônicos que vão bombar no ano que vem. Quem acompanha o mundo tecnológico, porém, sabe que nunca dá para prever exatamente o que esperar, e que muitas surpresas podem aparecer pelo caminho. E para você, o que 2010 nos reserva?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.