Celular nas alturas: TAM libera uso de aparelhos em aeronaves

1 min de leitura
Imagem de: Celular nas alturas: TAM libera uso de aparelhos em aeronaves

Celulares nas alturas

Você já viajou de avião? Se sim, deve saber que durante pousos e decolagens é terminantemente proibido o uso de aparelhos eletrônicos. A proibição é uma medida de segurança, que busca evitar a interferência dos gadgets nos circuitos do avião, o que poderia causar panes gravíssimas.

Hoje já é permitido o uso de computadores portáteis, reprodutores de mídia e smartphones em modo de voo, pois assim eles não emitem sinais para fora do avião e não correm o risco de interferir nos aparelhos da aeronave. Mesmo assim, o uso de celulares para ligações sempre gerou polêmicas quando foi colocado em questão.

Por enquanto apenas uma aeronave possui o sistema

A novidade neste segmento está por conta da TAM, empresa brasileira que acaba de instalar a tecnologia da OnAir em uma de suas aeronaves (um Airbus A321 de 220 assentos, responsável pelos trajetos entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre). Para as ligações são utilizados satélites da empresa Inmarsat SwiftBroadband.

Mesmo em ares brasileiros, cada ligação realizada nas aeronaves será tarifada com taxas de roaming internacional. Há também limitações na quantidade de passageiros que poderão utilizar os aparelhos simultaneamente, pois o sistema suporta apenas oito aparelhos conectados.

Também é necessário lembrar que o sistema só passa a ser ativado quando o avião já atingiu sua altura de voo de cruzeiro, sendo desativado automaticamente quando a aeronave estiver em alturas inferiores a 3 mil metros, em ocasiões de pouso e também decolagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.