Se você já teve seu smartphone roubado, sabe como é sentir o pânico de saber que ladrões podem acessar suas contas, seus arquivos e inclusive realizar transações bancárias através de seu dispositivo – dependendo dos aplicativos que estão instalados em seu aparelho.

Já existem diversos apps que propõem o rastreamento de celulares roubados, sendo o Lookout um deles. De acordo com estatísticas dos Estados Unidos, um em cada 10 smartphones já foi roubado e aproximadamente 68% das pessoas conseguiu recuperar os seus dispositivos.

Um upgrade que pode poupar dor de cabeça

Lançado simultaneamente para Android e iOS, o Lookout é mais um app que tem como objetivo ajudar as vítimas de roubo no processo de recuperação do dispositivo. O aplicativo é semelhante ao “Find My iPhone” da Apple, porém um tanto mais completo. O diferencial apontado pelos desenvolvedores é que o Lookout possui o Theft Alerts, caracterizado por identificar as ações que os ladrões normalmente fazem ao roubar um smartphone e informar esses comandos.

Por exemplo, se seu smartphone é roubado, é provável que o ladrão tente ativar o modo avião do celular, digite o password incorreto, desligue o dispositivo ou retire o chip. O Lookout consegue identificar essas ações suspeitas e enviar diretamente para o seu e-mail imagens do ladrão que são capturadas pela câmera frontal quando o celular é dado por roubado, assim como um mapa de localização do aparelho. Você pode ver mais detalhes no vídeo de exemplo abaixo:

“Desde o dia que nós começamos o Lookout, nós decidimos lutar contra o roubo dos smartphones”, disse Kevin Mahaffey, co-fundador do serviço. “Hoje, grande parte das vítimas não consegue obter os celulares roubados de volta. Isso não está certo. E é por isso que decidimos desenvolver o Theft Alerts, um serviço em termo real que inteligentemente arma os usuários com as informações que eles precisam para reaver os seus dispositivos”, comentou Mahaffey.

Os aplicativos de iOS e Android possuem algumas diferenças significativas, principalmente no que se refere às ações do app – no caso do iOS, as fotos não são registradas. Também existem versões gratuitas e pagas, cada uma delas com suas respectivas funcionalidades e limitações (o Theft Alerts não está ativado no modo gratuito). As versões pagas funcionam através do modo de assinatura, custando US$ 2,99 por mês ou US$ 29,99 por ano. Para maiores informações, acesse o site oficial do Lookout aqui (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo: