O mercado de aparelhos portáteis vai ficar realmente aquecido no próximo mês. Pois é, junho vai ser um dos meses mais movimentados do ano em relação ao mundo dos smartphones e tablets. Em menos de 30 dias, Google e Apple vão apresentar novidades incríveis de seus sistemas operacionais móveis, e isso significa que a competição entre as duas vai ficar ainda mais acirrada — tendo ainda a Microsoft crescido neste segmento.

Quais são os segredos que a Google preparou para a próxima versão do Android? Nós saberemos durante a Google I/O 2014 que acontece em junho. O que a Apple preparou para o iOS 8? Saberemos na WWDC 2014, que acontece também em junho. A Microsoft não tem nenhum evento agendado, mas é no mesmo mês que as novidades anunciadas durante a Build 2014 chegarão oficialmente ao mercado.

Em resumo, teremos um mês recheado de novidades e notícias quentes no mundo da tecnologia. Como isso vai se refletir no mercado? Nós só poderemos responder com certeza quando todos os detalhes forem revelados pelas competidoras. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então confira tudo o que pode acontecer durante junho e faça suas apostas sobre qual empresa será a vencedora nessas disputas.

Android: correndo atrás dos avanços de hardware

É em junho que ocorre o Google I/O e nele deve ser apresentado o novo Android. Isso pode trazer uma novidade bem interessante para os apaixonados por hardware. Uma das grandes vantagens do iOS em relação ao Android é o fato de ele ser criado especialmente para o hardware da própria Apple. É isso que permite o melhor aproveitamento dos recursos e que torna o sistema operacional uma ótima ferramenta dedicada aos aparelhos da empresa.

Enquanto isso acontece em Cupertino, na Google as coisas são um pouco diferentes. O sistema da Google é criado para uma enorme gama de fabricantes de aparelhos, e isso faz com que ocorram diferenças entre os recursos disponíveis para cada dispositivo. Para evitar incompatibilidades, o SO utiliza máquinas virtuais para emular os aplicativos, e nisso muitos dos recursos de hardware acabam sendo mal aproveitados.

Só que esse fato pode estar prestes a acabar, pois o sistema ART deve ser padrão no próximo Android. Com ele, os aplicativos podem precisar de menos emulações constantes e o hardware de cada aparelho será mais bem aproveitado já na execução das tarefas — não no carregamento delas. Em suma, é bem possível que o novo Android permita que os aparelhos tenham desempenho mais interessante.

  • Evento: Google I/O 2014
  • Data: 25 de junho de 2014
  • O que é necessário: comandos de voz e modo “Não Perturbe”
  • Principais expectativas: novos aparelhos Nexus; novo Android (interface Moonshine, melhorias no Google Now, mais interação com redes sociais, perfis de performance e consumo); integração entre Android e Chrome OS.

Personalizando o desempenho

Um dos recursos que vêm sendo cogitados pela imprensa internacional é o gerenciador de perfis de utilização. Com eles, os consumidores vão poder dizer ao aparelho qual é o melhor momento para fazer com que o processador seja elevado ao máximo de seu poder — como em situações de jogos mais pesados — e quando ele deve ser reduzido — para ampliar a duração da bateria, por exemplo.

Outra grande novidade que deve estar a caminho do Android é uma reformulação gráfica. Há grandes chances de ele surgir mais planificado do que tem acontecido nas últimas versões, sendo mais similar ao iOS e a grande parte dos aplicativos lançados mais recentemente. Isso também pode significar cores mais chapadas, da forma como vem sendo cogitado para a interface Moonshine. Por fim, espera-se também que o Android passe a apresentar um assistente de voz mais completo — lembrando que o Google Now ainda não compete com Siri ou Cortana.

Novos aparelhos

Ainda não se sabe se o principal aparelho a ser mostrado na conferência será um tablet ou um smartphone — ou se ambos o serão. Mas é bem evidente que qualquer uma das opções vai ser revelada com detalhes bem condizentes com o que se espera de um dispositivo pronto para brigar pelo topo do mercado. Se isso ocorrer no segmento de celulares, o grande foco deve ser mesmo no hardware.

Como você já deve saber, os aparelhos Nexus podem não ser os mais vendidos com o sistema operacional Android, mas eles funcionam como uma verdadeira propaganda das funcionalidades que são possíveis com o sistema operacional. É por isso que precisamos estar bem atentos ao que será revelado junto com o novo Nexus. Certamente, as principais inovações do Android vão estar nele.

iPhone: é hora de inovar de verdade

Já estamos cansados de saber que o iPhone foi o primeiro smartphone a ser lançado com real sucesso no mercado internacional — antes dele os aparelhos eram muito limitados ao ambiente corporativo. Depois de passar anos na liderança absoluta, o aparelho viu o Android crescer e roubar boa parte do espaço que antes era dominado somente por ele.

Se a Apple quiser elevar os seus ganhos no próximo ano, é preciso que os iPhones da próxima geração sejam realmente inovadores — bem mais do que foram os lançados em 2013. E o primeiro passo para isso deve acontecer já em junho, durante a WWDC 2014. É nesse evento que a fabricante norte-americana mostrará os detalhes do iOS 8 para desenvolvedores e consumidores de todo o mundo.

O SO portátil da Apple deve surgir com algumas poucas alterações gráficas, mas diversas melhorias nas funcionalidades. Cogita-se que a Siri e o Maps sejam reformulados para que possam oferecer melhores resultados a todos. Inclusive, são esperadas novidades referentes à permissão de aplicações de terceiros sendo integradas a esses dois recursos do sistema portátil. Outra novidade esperada — mas menos provável — é o multitarefas dividido nos iPads.

  • Evento: WWDC 2014
  • Data: 2 de junho de 2014
  • O que é necessário: gerenciador de arquivos, perfis de usuário (modo convidado) e Swype
  • Principais expectativas: iOS 8 (integração com tecnologias vestíveis, melhorias no Maps e na Siri, integração com Mac OS X); novos Macs; iWatch.

Maior influência do ecossistema

Durante a WWDC 2014, a Apple deve mostrar os novos recursos do iOS e também o que será trazido para a nova versão do Mac OS X — sistema operacional utilizado nos computadores da Maçã. Parte do evento deve ser dedicada à demonstração das funções sincronizadas entre os dois sistemas. O motivo para isso pode ser a tentativa da Apple de manter os consumidores dentro do mesmo ecossistema.

Tecnologias vestíveis?

Enquanto o Android está recebendo uma série de relógios inteligentes, o iWatch da Apple permanece como uma expectativa para o mercado. Mas é bem possível que a fabricante aproveite o evento de junho para mostrar os detalhes deste produto para todos. Com isso, a Apple estaria entrando finalmente no mundo das tecnologias vestíveis, que são dominadas pelo Android.

Windows Phone: correndo por fora

A conferência Build da Microsoft ocorreu em abril e nela foram mostradas as novidades presentes na próxima versão do Windows Phone. Mas é em junho que isso tudo vai fazer a grande estreia oficial no mercado internacional — chegando a todos os aparelhos Nokia Lumia. E, entre as diversas novidades do SO, a principal deve ser mesmo a assistente pessoal Cortana.

Concorrente da Siri presente no iOS, a Cortana promete criar lembretes, abrir aplicativos e executar tarefas, com muita facilidade, por meio de comandos de voz. Também é no Windows Phone 8.1 que a Microsoft vai fazer a estreia da central de notificações em seus portáteis. O novo sistema operacional chega com sua versão final ao mercado no final de junho

Importante mesmo sem anúncios

Ao contrário de Google e Apple, a Microsoft não possui nenhum evento agendado para junho, mas isso não significa que o mês seja insignificante para a empresa. De acordo com o que for apresentado pelas concorrentes, nós poderemos saber se o Windows Phone vai continuar brigando para manter a terceira colocação no mercado de SOs portáteis ou se ele vai avançar em direção à segunda posição.

É claro que ainda é difícil falar em uma tomada de lugar do iOS, mas o progresso pode acontecer aos poucos. Por isso repetimos: a Microsoft precisa estar bem atenta ao que será mostrado pelos competidores durante os eventos de junho, principalmente nas capacidades de integração dos sistemas com computadores e nos assistentes pessoais.

.....

Esses são os principais motivos para você ficar atento a tudo o que vai rolar durante o mês de junho. Será que o seu sistema operacional portátil favorito vai receber todas as novidades que você está esperando faz tempo? Não perca nenhum detalhe dos principais movimentos do mercado e descubra qual o melhor SO para o seu perfil de utilização.

Cupons de desconto TecMundo: