Quais os 15 smartphones e tablets mais usados pelos leitores do TecMundo?

4 min de leitura
Imagem de: Quais os 15 smartphones e tablets mais usados pelos leitores do TecMundo?

Você já teve a curiosidade de saber quais são os celulares mais utilizados para acesso ao TecMundo? Se a sua resposta for sim, chegou a hora de conferir quais são os aparelhos mais populares entre os nossos leitores e que consequentemente geram mais tráfego em nossas páginas.

Aproveitamos a oportunidade e incluímos ainda dois dados extras: os sistemas operacionais mobile e os fabricantes de produtos que mais geram visualizações de página no TecMundo. Além disso, é possível conferir também o crescimento (ou a queda) em percentual de cada um deles em relação ao ano passado.

Entenda a nossa metodologia

Antes de você conhecer os resultados, é preciso entender a nossa metodologia. Os números apresentados abaixo foram coletados usando a ferramenta Google Analytics, a mais usada no mundo para mensurar a audiência e as estatísticas de acesso a um site.

Os números representam a quantidade de visualizações de página geradas por um sistema operacional ou dispositivo. Ou seja, isso não significa que por um aparelho estar na frente na lista existem mais consumidores com eles nas mãos: na prática, isso significa que aqueles que utilizam o modelo indicado navegam mais pelas páginas do TecMundo.

As informações foram analisadas a partir da coleta de dados de dois períodos: entre 1 de janeiro de 2013 e 30 de abril de 2013 e entre 1 de janeiro de 2014 e 30 de abril de 2014. Vamos aos resultados.

Qual é o sistema operacional mobile mais utilizado pelos leitores do TecMundo?

Para esse primeiro comparativo, listamos os sete sistema operacionais mobile utilizados para se acessar o TecMundo. Refletindo as posições dos números de mercado divulgados por outras empresas de pesquisa, o Android ficou com a primeira posição. No primeiro quadrimestre do ano passado, os acessos via SO da Google representavam 59,29% do total. Já no primeiro quadrimestre deste ano, a participação do Android subiu para 69,14% - um aumento considerável de quase dez pontos percentuais.

O iOS, da Apple, se manteve na segunda posição. Entretanto, apresentou uma queda de mais de 11 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2013, o iOS representava 32,96% dos acessos via dispositivos mobile e agora esse número não passa de 21,56%.

O terceiro colocado da lista é o Windows Phone, que também cresceu em relação ao ano anterior. Em 2013, o percentual de acessos no TecMundo via SO mobile da Microsoft era de 3,87%, e em 2014 essa marca chegou aos 5,10%.

A quarta posição pode ser surpreendente para muitos. A interface Series 40, utilizada em celulares da Nokia, representa hoje 1,15% dos acessos via dispositivos mobile no TecMundo. Ela fica à frente da própria Nokia, quinta colocada com a interface utilizada nos modelos da linha Asha, que responde por 0,64% dos acessos.

A participação do SymbianOS aparece apenas na sexta posição, tendo caído de 1,29% em 2013 para 0,29% em 2014. Por fim, na última posição da nossa lista, aparece o BlackBerry, que reduziu ainda mais a sua participação no mercado, passando de 0,40% para 0,11%.

Quais são os fabricantes de smartphones e tablets cujos dispositivos são mais utilizados pelos leitores do TecMundo?

E, quando o assunto são os fabricantes, como está o desempenho deles junto aos leitores do TecMundo? Entre os seis primeiros colocados da nossa lista, curiosamente, cinco deles aumentaram a sua participação em percentual de visualizações de páginas geradas no TecMundo. A única empresa que caiu, em relação ao ano passado, foi a Apple.

A primeira posição permanece sendo da Samsung. No primeiro quadrimestre de 2013 a empresa sul-coreana era responsável por 28,49% dos acessos mobile nas páginas do site. Para 2014, essa participação subiu para 30,64% - um crescimento de pouco mais de 2 pontos percentuais.

A Apple permanece na segunda posição, mas foi a única entre as seis primeiras colocadas que perdeu volume. No ano passado, a empresa da Maçã representava 33,07% dos acessos mobile, e em 2014 esse índice caiu para 21,57% - queda de quase 12 pontos percentuais.

Já a terceira posição, que no ano passado era da Nokia, agora pertence à Motorola. Os acessos gerados pelos modelos da empresa subiram consideravelmente nos últimos 12 meses. No primeiro quadrimestre de 2013, a companhia representava 4,59% dos acessos, e agora já chega aos 13,58%.

Apesar de cair para o quarto lugar, a Nokia também cresceu e passou dos 5,43% para 6,78% em 2014. A quinta posição é da LG, que subiu de 4,82% para 5,14%. Por fim, em sexto lugar vem a Sony, que no ano passado representava apenas 0,27% e em 2014 subiu para 3,39%.

Quais são os 10 smartphones e tablets mais utilizados pelos leitores do Tecmundo?

Antes de divulgarmos essa lista, é preciso explicar uma característica do Google Analytics. Todos os dispositivos da Apple são listados com apenas uma divisão: smartphone ou tablet. Essa é uma limitação no envio de informações dos aparelhos da Apple para os sites e resulta na seguinte situação: não temos como saber se os acessos vêm de um iPhone 5 ou de um iPhone 5S, por exemplo. O mesmo caso acontece com os iPads.

Por conta disso, decidimos não incluí-los no ranking de dispositivos para que não haja distorções na proposta. Entretanto, caso incluíssemos iPhones e iPads, ambos ficariam com a primeira e segunda posição, respectivamente. Seria o mesmo caso se agrupássemos os aparelhos da linha Galaxy em um único número ou os aparelhos da linha Lumia no mesmo índice.

O grande destaque no momento é o smartphone Motorola Moto G, líder na geração de visualizações de página no TecMundo. O aparelho intermediário, que apresenta na atualidade uma das melhores relações custo-benefício do mercado, se tornou mesmo popular entre os consumidores brasileiros.

Além da primeira colocação, a Motorola emplacou ainda outros três aparelhos na lista. A Samsung vence no volume e, no total, responde por 8 dos 15 smartphones mais populares. Sony, Nokia e Google também marcam presença com um smartphone cada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.