TrackR: a tecnologia GPS que dará dores de cabeça aos ladrões

3 min de leitura
Imagem de: TrackR: a tecnologia GPS que dará dores de cabeça aos ladrões

Quantas vezes você já perdeu algum objeto e não fazia ideia do local onde o deixou? Provavelmente não foram poucas vezes. Isso é perfeitamente normal e todo mundo perde diversas coisas e algumas vezes nunca as recupera.

É justamente por conta dessas situações corriqueiras e comuns que a Phone Halo criou um dispositivo que vai garantir que seus pertences nunca mais fiquem perdidos.

O TrackR é uma espécie de dispositivo de comunicação que você pode colar em qualquer produto (seja um celular, um video game ou até as chaves do seu carro) e monitorar a localização do objeto através de um aplicativo.

A ideia é tão boa que, até agora, mais de 150 mil dispositivos TrackR já foram distribuídos. Espera aí, distribuídos? É isso mesmo, você leu corretamente. A fabricante está dando TrackRs, garantindo a propagação do produto e construindo uma base de dados para que outros consumidores tenham interesse em adquiri-lo no futuro. Confuso? Nós vamos explicar tudo!

Como funciona?

De acordo com a informação da Phone Halo, o StickR TrackR é um dispositivo wireless do tamanho de uma moeda que pode ser facilmente “grudado” a qualquer item. Dá para colar no tablet, no computador e até no seu cachorro (mas coloque na coleira).

(Fonte da imagem: Reprodução/Phone Halo)

Ao instalar o aplicativo fornecido pela empresa no seu smartphone (o software está disponível para Android e iOS), você pode monitorar a localização do TrackR e, consequentemente, do objeto que você não quer perder.

No app, é possível ativar um alarme sonoro para encontrar o item rastreado em poucos segundos. Há um sistema de indicação de “quente e frio” que sugere quando você está indo na direção correta ou incorreta, sendo que também é possível encontrar o aparelho ao conferir a ultima posição registrada no GPS.

Você poderia pensar que toda essa ideia iria pelo ralo ao questionar a questão da bateria do TrackR, mas, conforme o fabricante do componente explica, a bateria do produto pode durar até um ano sem grandes dificuldades.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phone Halo)

Quer mais? Um único smartphone pode monitorar até 10 itens simultaneamente. Além disso, você pode personalizar o toque de alerta.

Ops, perdi meu aparelho

Como você pode perceber, a ideia é simples e prática. Agora, imagine se você perdeu o celular em que está instalado o aplicativo de localização ou, então, que você esqueceu as chaves na casa de seu amigo. A desenvolvedora do TrackR também pensou nessas situações e é justamente aí que está a ideia brilhante do serviço desenvolvido.

Nessas situações, o smartphone do seu amigo (que também tem o aplicativo instalado) pode identificar objetos que possuem o TrackR acoplado. Ao verificar que há itens perdidos nas proximidades, o celular do seu amigo automaticamente envia os dados para o servidor da Phone Halo.

Quando você efetuar login no app em outro celular (você pode baixar o app em outro aparelho qualquer para verificar se alguém encontrou seus pertences), uma mensagem será exibida, informando que alguém achou seus objetos (seja o celular ou as chaves) e dará a última posição de GPS onde os itens foram localizados.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phone Halo)

Aliás, caso você perca seu celular, é possível configurar para que o TrackR ative o toque do seu celular, mesmo quando o aparelho está no modo silencioso, ou seja, realmente não há como perder seu smartphone por muito tempo.

Uma nova rede de localização

Como o TrackR ainda está no começo de carreira, poucas pessoas possuem os dispositivos e o app instalado. Todavia, conforme a base de usuários vai crescendo, as chances para encontrar outros objetos etiquetados com o TrackR aumentam.

A ideia da Phone Halo é criar um mundo conectado, em que as pessoas podem monitorar sempre seus pertences e atrapalhar inclusive as artimanhas dos ladrões. Mesmo que algum criminoso leve seu smartphone ou as chaves do seu carro, alguma hora você vai acabar recebendo a informação da localização do item e vai poder recuperá-lo.

Quem sabe, em um futuro não muito distante possamos ter controle sobre nossos gadgets e não ter muitas dores de cabeça ao perder o celular. O que você achou da novidade? Será que essa moda pega? Vale notar que a fabricante ainda não deu detalhes sobre preço ou taxas que porventura venha a cobrar para o uso do serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.