Aplicativo diz o quanto você está viciado em smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo diz o quanto você está viciado em smartphone

O celular nos acompanha em quase todas as ocasiões, não é mesmo? Em casa, no trabalho, no ônibus ou quando saímos com os amigos, o companheiro eletrônico está sempre conosco. Mas será que não estamos usando ele demais e nem percebemos? Pois um estudo de pesquisadores alemães desenvolveu um aplicativo para Android que avalia a utilização do seu celular, trazendo estatísticas e informações sobre o seu comportamento diante do aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Menthal analisa toda a utilização do seu smartphone, identificando o tempo e os aplicativos que você mais usa. Com isso, o app envia os dados anonimamente de volta para a equipe de pesquisadores, que calculam os resultados e definem as estatísticas dos seus hábitos diante do celular.

O aplicativo ainda com outra carta debaixo da manga. A análise pessoal ainda fornece o estado de humor e acompanha o progresso de alguns transtornos psicológicos, como a depressão. Passar muito tempo conversando com os amigos ou interagindo no Facebook pode indicar que você está se sentindo um pouco mais sociável e alegre, enquanto que poucas interações apontam um comportamento mais fechado e depressivo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

“Nós suspeitamos que, durante a fase depressiva, o uso do celular mudará de uma forma mensurável”, detalha o professor Thomas Schläpfer, integrante da equipe de pesquisa. “Pacientes farão menos ligações e sairão menos – uma mudança de comportamento que os smartphones também podem gravar graças ao sistema de GPS”.

Como surgiu

Tudo começou quando um time de psicólogos e cientistas da computação, coordenados por Alexander Markowetz, estudou por seis meses os hábitos de 50 estudantes diante dos smartphones. Nesse período de análise, mais de um quarto das pessoas usava seus celulares por mais de duas horas diárias, checando até 80 vezes para responder mensagens, entrar nas redes sociais ou jogar.

Com estes dados, os pesquisadores resolveram ampliar a sua pesquisa, fornecendo aos usuários um meio deles conferirem as suas próprias estatísticas de utilização do smartphone. Assim surgiu o aplicativo Menthal, disponível gratuitamente no Google Play para os celulares com o sistema operacional Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.