90% das pessoas sentem vibrações-fantasmas de seus celulares

1 min de leitura
Imagem de: 90% das pessoas sentem vibrações-fantasmas de seus celulares

(Fonte da imagem: Reprodução/NPR)

Caso você ande de um lado a outro com seu celular no bolso, são grandes as chances de que você já tenha sentido o aparelho vibrar para, ao conferi-lo, descobrir que nada aconteceu. Um estudo conduzido em parceria pela Universidade de Indiana e pela Purdue University descobriu que a ocorrência de “vibrações-fantasmas” é algo bastante comum, o que afeta aproximadamente 90% dos donos de aparelhos eletrônicos portáteis.

Segundo os responsáveis pelo estudo, isso é reflexo do condicionamento excessivo de nossos cérebros, que se acostumaram a associar as vibrações a uma chamada ou notificação importante — processo que ocorre de forma tão intensa que acabamos criando sensações que não existem realmente.

“Estamos observando algo que se aproxima muito do comportamento compulsivo obsessivo”, afirma a psicóloga Larry Rosen. “Pessoas que pegam seus smartphones constantemente parecem ter uma espécie de obsessão. Isso as torna pouco diferentes daquelas que lavam as mãos constantemente. Eu não estou dizendo que isso necessariamente é uma obsessão, mas que se trata de algo que pode ser transformar em uma de maneira bastante fácil.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.