Fabricantes pequenas estão ganhando espaço no mercado de smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Fabricantes pequenas estão ganhando espaço no mercado de smartphones

(Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

A International Data Corporation (IDC) divulgou na última quinta-feira (25) um relatório que revela que o número de smartphones produzidos mundialmente saltou 6% no último trimestre fiscal em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a empresa, os principais responsáveis por esse crescimento foram companhias consideradas pequenas, como a Huawei e a Alcatel.

O aumento no número de dispositivos produzidos por essas companhias supera o crescimento médio do mercado, chegando a ultrapassar a marca dos três dígitos em alguns casos. Ao todo, o período registrou a fabricação de 432,1 milhões de telefones, número que no ano passou chegou a 407,7 milhões de unidades.

Apesar do cenário que favorece organizações menores, a Samsung, Nokia e a Apple ainda são as empresas que mais enviam aparelhos ao mercado. Enquanto a sul-coreana produziu 72,4 milhões de dispositivos no último semestre, a companhia da Maçã enviou 31,2 milhões de produtos às lojas. O resto do Top 5 de fabricantes é constituído pela LG e pela ZTE.

Crescimento em mercados emergentes

O crescimento das fabricantes menores acontece especialmente na China e na Índia, mercados emergentes nos quais a demanda por smartphones está aumentando consideravelmente. Segundo a IDC, esse cenário representa uma “grande oportunidade” para organizações dispostas a trazer alguma novidade para o mercado mobile.

(Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

“Embora a Samsung e a Apple respondam por uma parte significante do mercado, elas não foram as únicas empresas ativas no setor de produtos de alto desempenho e recentes introduções indicam que outros vendedores tem esse nicho como alvo. Comparações certamente vão ser feitas entre os modelos do Galaxy e do iPhone, mas claramente a competição se recusa a ceder espaço”, afirma Ramon Llamas, gerente de pesquisas em telefones da IDC.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.