A convergência dos sistemas operacionais móveis

4 min de leitura
Imagem de: A convergência dos sistemas operacionais móveis

De uns tempos para cá virou moda utilizar sistema operacional em todo aparelho eletrônico. Seja no smartphone, no video game ou até na TV é possível encontrar um sistema próprio para realizar quaisquer tipos de tarefa. Evidentemente existem marcas que criam sistemas proprietários únicos, independentes e incompatíveis com qualquer outro programa fora os seus próprios.

Todavia atualmente pode-se notar que muitas fabricantes de eletrônicos e até desenvolvedoras de sistemas operacionais estão interessadas em produzir softwares para interconectar os eletrônicos.
Como assim?
Oras, tome como exemplo a Apple. A fabricante responsável pelo sistema Mac OS X produz diversos tipos de produtos eletrônicos, dentre eles temos os famosos: iPod, iPhone, iPad, todos os modelos de iMac e até o Apple TV – que não existe por aqui.

Produtos com variantes do MAC OS

E o que eles têm em comum? Além do design inovador, todos utilizam o sistema Mac OS com variantes adaptadas para funções específicas. Isso porque a Apple resolveu investir numa maneira prática de interconectar seus produtos e fornecer maior praticidade aos usuários.

Não é só a empresa da maçã...

Além da Apple não poderíamos deixar de falar sobre a Microsoft, que também possui mais de uma versão de sistema operacional. O Windows é sem dúvida alguma o sistema mais utilizado (e famoso para computadores), contudo cada vez mais ele tem se mostrado eficiente em celulares e outros gadgets.

Softwares Microsoft em diversos eletrônicos

O Xbox 360 é um ótimo exemplo para mostrar que a empresa das janelas investe em outros eletrônicos. Apesar de não usar exatamente o Windows que conhecemos, o Xbox possui diversas funcionalidades e partes de seu código baseado no sistema operacional de computador.

A Google vem com tudo

Falando em sistema operacional para smartphones, não há como se esquecer do Android. O sistema de código aberto da Google revolucionou muito os telefones móveis e agora vai migrar para outros eletrônicos. Jornais televisivos, sites, blogs e outros tantos meios de comunicação vêm divulgando a possibilidade de aparelhos diversos com o sistema da Google em funcionamento.

O Android invade as televisões

As primeiras informações dão conta de que o Android terá sua versão TV num modelo sueco. A fabricante “People of Lava” anunciou três modelos da Google TV, dentre eles fica o destaque para o de 55’’. O site oficial da fabricante da Suécia informa que o produto terá acesso total à internet wireless e poderá se conectar com quaisquer sites e serviços da web.

Bem-vindo ao mundo das TVs com Android

Prático?

Parece que a praticidade realmente vai invadir sua sala, até porque os modelos de TV da “People of Lava” trarão um teclado (com mouse embutido) sem fio para que o utilizador possa navegar pelos aplicativos. A Google TV sueca foi intitulada com o nome SCANDINAVIA e terá capacidade para reproduzir conteúdo em Full HD e tantos recursos como quaisquer outras TVs de LED.

Sony também tem planos para uma Google TV

Bom, se a Apple e a Microsoft estabelecem suas artimanhas para que todos usem produtos apenas com Windows e MAC OS, outras marcas parecem ter seu foco voltado ao que agrada a todos. Quem se dá bem com isso é a Google, que não precisa fazer nenhum esforço para que outras empresas utilizem o Android.

Será mesmo que teremos uma Google TV da Sony?

Devido à praticidade e ao suporte para uma enormidade de serviços web, o Android parece ser um sistema ideal para televisores. Ao menos a Sony aposta nisso e trará novos modelos de TV para concorrer no mercado crescente das telas de LED. Ainda não há informações e especificações sobre os produtos da Sony, mas anúncios devem ocorrer em breve.

A folia dos tablets

A sensação do momento é o tablet da Apple, o famoso iPad. Contudo, a empresa de Jobs não está sozinha no ramo, isso porque há muitas fabricantes interessadas em vender tablets. E claro que todas essas empresas terão vantagens (ou talvez desvantagens) ao utilizarem o Android como sistema operacional.

Tablets vendem como água

Fonte: reprodução do site oficial da Apple

A Enso foi uma das primeiras a anunciar um Google Tablet, o qual não é tão charmoso como o iPad, porém mostra-se ideal para quem prefere liberdade e preço justo — apenas 155 dólares. Nomeado como ZenPad, o produto da Enso traz processador modesto (Samsung de 667 MHz), Wi-Fi, 3G e GPS (estes dois últimos são opcionais). O produto pode ser adquirido no site oficial da Enso, clique aqui para acessar.

Enso ZenPad

Fonte: reprodução site oficial da Enso

E claro que quando falamos em inovação não podemos esquecer o mercado chinês, que sempre produz cópias de produtos de destaque. Não demorou muito para que o APad aparecesse em sites de vendas clandestinas.

Modelo chinês bem barato e com Android

Fonte: reprodução site Android Device

O produto é muito semelhante ao iPad, ao menos visualmente. Já as configurações de hardware são modestas, pois apesar do processador de núcleo duplo da Rockchip não se pode dizer que o aparelho supere o iPad em desempenho, pois falta memória RAM.

Eletrônicos com mesmos sistemas e fabricantes de CPU felizes

Se a Samsung já fornecia uma quantidade enorme de processadores (linha de CPUs Cortex) para outras fabricantes utilizarem em seus smartphones, agora ela vai vender ainda mais. E não só a Samsung, mas também a Intel, (com seu processador Atom) a Qualcomm (com o SnapDragon), a Rockchip e muitas outras.

Todas essas fabricantes têm um setor voltado aos processadores para plataformas móveis e outras empresas terão grande interesse nesses CPUs, visto que TVs, tablets e outros eletrônicos necessitam de processadores de baixo consumo de energia para rodar um sistema operacional por mais tempo.

É a tendência...

Considerando o mercado crescente dos gadgets é natural que os sistemas comecem a tornar-se interconectáveis, o que é ótimo para o consumidor que espera ter acesso aos mesmos arquivos e aplicativos a partir de qualquer aparelho.

E sejamos sinceros, a utilização do Android em eletrônicos de fabricantes diferentes pode ser muito interessante, visto que o usuário não precisa adquirir todos os produtos da Apple ou da Sony. Afinal de contas, todos querem duas coisas: praticidade e liberdade.

O que você pensa sobre o assunto?

Nosso artigo acaba aqui, mas a extensão dele é construída por vocês, internautas do Portal Baixaki. Portanto, dê sua opinião e exponha seus pontos de vista, defendendo suas preferências e marcas preferidas. Até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.