De uns tempos para cá virou moda utilizar sistema operacional em todo aparelho eletrônico. Seja no smartphone, no video game ou até na TV é possível encontrar um sistema próprio para realizar quaisquer tipos de tarefa. Evidentemente existem marcas que criam sistemas proprietários únicos, independentes e incompatíveis com qualquer outro programa fora os seus próprios.

Todavia atualmente pode-se notar que muitas fabricantes de eletrônicos e até desenvolvedoras de sistemas operacionais estão interessadas em produzir softwares para interconectar os eletrônicos.
Como assim?
Oras, tome como exemplo a Apple. A fabricante responsável pelo sistema Mac OS X produz diversos tipos de produtos eletrônicos, dentre eles temos os famosos: iPod, iPhone, iPad, todos os modelos de iMac e até o Apple TV – que não existe por aqui.

Produtos com variantes do MAC OS

E o que eles têm em comum? Além do design inovador, todos utilizam o sistema Mac OS com variantes adaptadas para funções específicas. Isso porque a Apple resolveu investir numa maneira prática de interconectar seus produtos e fornecer maior praticidade aos usuários.

Não é só a empresa da maçã...

Além da Apple não poderíamos deixar de falar sobre a Microsoft, que também possui mais de uma versão de sistema operacional. O Windows é sem dúvida alguma o sistema mais utilizado (e famoso para computadores), contudo cada vez mais ele tem se mostrado eficiente em celulares e outros gadgets.

Softwares Microsoft em diversos eletrônicos

O Xbox 360 é um ótimo exemplo para mostrar que a empresa das janelas investe em outros eletrônicos. Apesar de não usar exatamente o Windows que conhecemos, o Xbox possui diversas funcionalidades e partes de seu código baseado no sistema operacional de computador.

A Google vem com tudo

Falando em sistema operacional para smartphones, não há como se esquecer do Android. O sistema de código aberto da Google revolucionou muito os telefones móveis e agora vai migrar para outros eletrônicos. Jornais televisivos, sites, blogs e outros tantos meios de comunicação vêm divulgando a possibilidade de aparelhos diversos com o sistema da Google em funcionamento.

O Android invade as televisões

As primeiras informações dão conta de que o Android terá sua versão TV num modelo sueco. A fabricante “People of Lava” anunciou três modelos da Google TV, dentre eles fica o destaque para o de 55’’. O site oficial da fabricante da Suécia informa que o produto terá acesso total à internet wireless e poderá se conectar com quaisquer sites e serviços da web.

Bem-vindo ao mundo das TVs com Android

Prático?

Parece que a praticidade realmente vai invadir sua sala, até porque os modelos de TV da “People of Lava” trarão um teclado (com mouse embutido) sem fio para que o utilizador possa navegar pelos aplicativos. A Google TV sueca foi intitulada com o nome SCANDINAVIA e terá capacidade para reproduzir conteúdo em Full HD e tantos recursos como quaisquer outras TVs de LED.