Review: Nokia E63

7 min de leitura
Imagem de: Review: Nokia E63

Entre os artigos indispensáveis atualmente entre os celulares mais potentes, o teclado QWERTY certamente é um dos mais procurados. Seja virtual ou físico, o fato é que a grande conectividade na internet combinada com a troca constante de mensagens e afins certamente requer uma ferramenta mais rápida para escrever aquilo que precisa.

Tendo este tipo de tarefa em mente, celulares da linha E da Nokia, mais ligada aos negócios, tendem a usar o teclado como um dos atrativos que chamam a atenção e deixam muitos com vontade de adquirir um celular completo.

Entre os aparelhos que se destacam no quesito conectividade e teclado, certamente o E63 possui um lugar cativo. Além disso, possui preço mais modesto se comparado com outros da mesma linha, sem perder muito em termos de qualidade.

Confira aqui a análise que o Baixaki fez do E63, conferindo os pontos positivos e negativos desseaparelho bonito e bastante útil para quem precisa ficar sempre conectado com o mundo.

Conexão, teclado e mais

O E63 é equipado com uma tela de 2,36 polegadas com suporte em apenas 126g e dimensões de 113x59x13 mm. Funciona através do sistema operacional Symbian 9.2 e traz conexões Wi-Fi padrão 802.11g, Bluetooth e suporte a redes 3G.

Traz uma câmera de 2.0 megapixels e flash integrado de LED de alto alcance, que se transforma até mesmo eu uma lanterna quando preciso, sendo necessário apenas segurar o botão espaço por alguns poucos segundos.

O teclado QWERTY completo é um ótimo atrativo, juntamente com as teclas de atalho que se encontram logo abaixo da tela e que fazem com que você acesse rapidamente opções de agenda, email, menu e calendário.

Traz 110MB de memória interna dinâmica e vem normalmente com o cartão MicroSD de memória de 2GB como acompanhante. Porém, o celular traz suporte para até 8GB de espaço, suficiente para salvar as músicas executadas com o Media Player ou vídeos em formato Flash, suportado pelo celular.

Bonito e completo

Aprovado

O que nos fez feliz

Teclado QWERTY com botões espaçados

O chamariz do Nokia E63 certamente está não apenas na qualidade, mas também na beleza. A primeira coisa que percebemos é o teclado QWERTY completo, com direito até mesmo a botões rápidos para pontuação.

Teclado em destaque

A digitação do E63 não deixa a desejar para quem possui dedos mais finos, entretanto para quem tem dedos mais grossos é preciso um pouco de ajuste para que a digitação seja mais confortável.

Isso porque, para deixar o celular menor foi preciso diminuir também o tamanho dos botões. Porém, basta um pouco de treino para que o teclado emborrachado completo seja acessado com facilidade e praticidade.

Facilidade de abrir a capa protetora e entrada MicroSD lateral

Entrada USB e  MicroSD laterais

Tendo em vista a beleza e a praticidade, a Nokia acerta também nos detalhes. Os contornos do celular são bastante confortáveis nas mãos, deixando o aparelho bem encaixado durante o uso. Além disso, a capa de proteção da bateria é bastante fácil de ser aberta, pois conta com um pequeno botão de travamento.

As laterais do celular não trazem botões para controle. São usadas apenas para os fones de ouvido (na parte superior), entrada de energia (parte inferior) e, o que é um grande atrativo, a entrada MicroSD e USB na lateral esquerda, que podem ser acessados rapidamente.

Cartão MicroSD de até 8GB

Por falar em MicroSD, o E63 possui a vantagem de suporte à expansão de espaço com um dispositivo de até 8GB, assim como muitos celulares da linha. Conta com a opção de criptografia do MicroSD, ou seja, você pode inserir uma senha no dispositivo para que as informações não sejam abertas em outros aparelhos que não o seu.

Sem GPS, mas com Nokia Maps

Nokia Maps no celularO E63 não traz GPS integrado em seu sistema, entretanto vale a pena salientar que ele não vai deixar você perder seu caminho. O Nokia Maps já vem instalado no celular e, caso seja necessário, você pode baixá-lo diretamente na Ovi Store.

Usando um sistema de triangulação de sinal, o Nokia Maps funciona exatamente como um GPS e pode trazer ainda opções de fala, caso seja essa a sua opção. Além disso, a Ovi Store apresenta inúmeras opções de aplicativos que ajudam sua vida e personalizam seu celular, muitos inclusive gratuitos.

Personalização de página inicial e pastas

Em seu sistema operacional, a Nokia se utiliza o Symbian, em sua versão 9.2. Muitos reclamam do excesso de pastas e caminhos por que é preciso passar para encontrar aquilo que procura nesse sistema, entretanto quem já conhece sabe que celulares da Nokia prezam por organização e pela variedade de opções.

Portanto, uma vez que você acostume com os menus do sistema, nenhum problema para utilizar o celular. Algumas pastas podem ser personalizadas e cada opção pode ser aberta rapidamente, sem maiores complicações.

Em nossos testes, os programas (tanto aqueles que já existiam no celular quando aplicativos instalados, como o Skype) foram abertos rapidamente. A inicialização aparelho tomou menos de um minuto, o que é bastante rápido se considerar tudo aquilo presente no sistema interno do celular.

Página incial do Nokia com Symbian

Em termos de personalização, a grande vantagem são as “home screens”, ou seja, duas telas que podem ser revezadas. Isso quer dizer que você pode organizar dois tipos de perfis da tela inicial (um pessoal e outro de trabalho, por exemplo), sem precisar modificar botões individuais a todo o momento.

Para completar, o E63 traz quatro botões de atalhos, que abrem as principais opções como agenda, menu e contatos de forma rápida e simples, o que facilita ainda mais o uso do aparelho.

Suporte a Flash

Em termos de vídeo, o aparelho não deixa nada a desejar. Possui suporte a Flash, para que você assista a grande maioria dos vídeos que rolam na internet sem maiores problemas. Além disso, você pode acessar o YouTube através do atalho que já se encontra no aparelho, facilitando o acesso.

Capacidade de personalizar a conexão

Personalize a conexão sem fioEm um aparelho como o E63, a contratação de pacote de dados para acesso à internet é uma boa ideia, entretanto, não é indispensável. Isso porque o aparelho possui tecnologia Wi-Fi que está em dia com os aparelhos mais modernos.

Para quem precisa acessar a internet apenas pela WLAN, o celular possui a opção de personalizar a conexão, para que você não tome sustos com a falta de créditos ou a conta alta no final do mês. Isso evita que o celular conecte-se pela rede 3G da operadora e haja cobranças que você não esteja esperando.

O processador do E63 é o mesmo encontrado no E71, seu companheiro de linha mais arrojado, ou seja, garantia de que, com uma boa conexão, você acesse qualquer site rapidamente e mantenha-se conectado com tudo e todos.

Reprovado

O que deixou a desejar

Câmera de apenas 2.0 megapixels

Enquanto outros celulares trazem câmera de 5.0 megapixels, o E63 continua com uma modesta câmera de 2.0 megapixles, o que deixa a desejar. A qualidade é boa, porém não chega aos pés de celulares mais simples, que já trazem câmeras de 3.2 megapixels.

Câmera de apenas 2.0 megapixels

Entretanto, o celular possui flash LED que melhora a qualidade de imagens em locais de pouca luz e serve perfeitamente ao quesito de fotos apenas em situações mais esporádicas. O LED também se transforma em uma potente lanterna, para que você encontre qualquer objeto no escuro.

Memória interna de 110MB

Outro quesito um pouco decepcionante do E63 é a memória interna, que conta com apenas 110MB de espaço. Pelo menos é possível aumentar o armazenamento com um MicroSD.

Riscos e mais riscos

Apesar de bonita, a parte de fora do celular (geralmente colorida) está totalmente à mercê de riscos e batidas, que marcam facilmente o aparelho. Para o E63, vale a pena comprar os protetores de tela e uma capa para protegê-lo de maiores acidentes.

Não deixe seu celular deitado em superfícies que possam riscar a tela

Controles de volume na parte central

Em se tratando de botões, o que faltou no E63 é a possibilidade de controle de volumes na lateral do aparelho, algo que existe em outras versões. Isso faz com que os controles de mídia se encontrem nos botões centrais do aparelho, o que pode ser incômodo quando escutamos músicas com o celular dentro do bolso, por exemplo.

Ué, já acabou a bateria?

Bateria com pouca  duraçãoO maior defeito do aparelho não está em seu sistema, design ou conectividade, mas sim na duração da bateria. Enquanto celulares muito similares como o E71 prometem até 700 horas de carga em stand-by, o E63 oscila em 300 horas.

Isso quer dizer que, caso você use bastante o celular no dia a dia, seja para ligações ou para acessar a internet, dois dias é o máximo de segurança que você terá com a bateria, quando tanto. Mais do que isso e você corre o sério risco de ficar sem energia para falar com os outros.

Avaliação Final

A escolha certa?

Apesar de ter sido lançado em novembro de 2008, o E63 ainda é um celular bastante atual e que traz mais do que o necessário para um celular voltado para o público corporativo. Está em dia com as tecnologias mais usadas em termos de conectividade e de sistema operacional, sem trazer um preço mais salgado por isso.

Vermelho ou azul?

Entretanto, se você procura bastante espaço interno e bateria de longa duração, o E63 não é o aparelho para você. Neste caso, vale a pena dar uma boa olhada no E71, que preenche os requisitos e é bem parecido com o E63.

Ele é comercializado nas cores azul, preta e vermelha e é vendido em lojas online, desbloqueado, por preços que variam de 700 a 800 reais. Pelo preço, a quantidade de opções faz dele uma ótima opção para quem está sempre conectado e o coloca em posição de destaque frente a outros aparelhos por aí.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.