O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, mostrou em uma coletiva de imprensa o seu mais novo smartphone. Ele agora utiliza um dispositivo dobrável da fabricante chinesa Huawei, que foi bastante elogiada pelo político.
Em plena crise com os Estados Unidos, Maduro elogiou publicamente o Huawei Mate X6, que teria sido um presente do próprio presidente da China, Xi Jinping. Ele ainda disse que o país asiático é "a primeira potência econômica, comercial e tecnológica" do mundo atualmente.
Nossos vídeos em destaque
As falas aconteceram enquanto Maduro citou um desfile realizado pelo governo chinês em comemoração aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Em um evento paralelo, a China ainda exibiu novas tecnologias militares desenvolvidas internamente que incluem um novo míssil nuclear intercontinental.
Segundo o presidente venezuelano, o smartphone é "o melhor telefone do mundo" e "não pode sofrer interferência dos estrangeiros, nem dos aviões e nem dos satélites". Ao ter a tela filmada, ele mostrou ainda algumas mensagens que foram trocadas com contatos por meio do WeChat — o superapp chinês que é principalmente um mensageiro e também já foi acusado de monitorar usuários — e um vídeo enviado pela plataforma.
)
Além do celular, Maduro exibiu um relógio de pulso de modelo não identificado. Ele teria sido um presente do jogador argentino Diego Armando Maradona, e que o político usa para "ter sorte, força e muita sabedoria".
O novo celular de Maduro
O Huawei Mate X6 é um smartphone dobrável top de linha disponível em três cores: vermelha, preta e cinza. Ele utiliza na China o HarmonyOS, sistema operacional desenvolvido pela própria marca após sanções comerciais que impediram o uso do Android por parte da empresa.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: EMUI 15 ou HarmonyOS 4.3
- Tela: OLED de 7,93 polegadas (2440 × 2240 pixels) e 120 Hz no modo aberto e 6,45 polegadas (2440 × 1080 pixels) no modo fechado;
- Processador: Kirin 9020
- RAM: 12 GB
- Armazenamento interno: 512 GB
- Câmeras traseiras: sensor principal (50 MP), ultra-wide (40 MP), teleobjetiva (48 MP)
- Câmera frontal: 8 MP
- Bateria: 5.110 mAh (66W com fio ou 50W sem fio)
- Medidas: 156,6 x 144,04 x 4,6 mm (aberto) e 156,6 x 73,78 x 9,85 mm (fechado)
- Peso: 239g
O aparelho tem resistência contra água padrão IPX8 e conectividade: Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ax, Bluetooth 5.2, USB-C e NFC. No Brasil, o dispositivo foi lançado em julho deste ano por R$ 22,9 mil.
Tensões entre Maduro e os EUA
Os elogios de Maduro para a China e a fabricante do país asiático no atual momento não são uma coincidência. O país latino-americano vive um momento de tensão política e militar contra os Estados Unidos, com a presença de militares em águas venezuelanas para interromper supostas atividades terroristas e do narcotráfico. Maduro, porém, questiona as ações e acusa os EUA de tentar interferir no país.
Essa não é a primeira aproximação de Maduro e a China em termos de tecnologia, atual inimigo dos EUA em termos comerciais. Em um discurso no ano passado, Maduro criticou o mensageiro WhatsApp e até mostrou como desinstalar o serviço. Ele também bloqueou o uso no país da rede social X, de Elon Musk, e até desafiou o bilionário e desafeto para uma luta.
)
)
)
)
)
)
)