menu
Logo TecMundo
Celular

Pixel 6a pega fogo durante a recarga mesmo após atualização de correção do Google

Mais um relato de Pixel 6a pegando fogo enquanto carrega foi publicado nas redes sociais — desta vez, mesmo com correção após o update de correção do Google

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule29/07/2025, às 17:00

Mais uma pessoa relatou que seu Pixel 6a pegou fogo enquanto carregava. Em uma publicação no Reddit feita no último sábado (26), um usuário contou que foi acordado com o celular já em chamas.

“Fui acordado com um forte cheiro e um som alto”, escreveu no post. “O fogo já havia começado e consegui jogar o celular no chão ao puxá-lo pelo cabo [de carregamento]”, continuou. O dispositivo estava a cerca de 40 cm de distância, sobre a mesa de cabeceira, mas parte da roupa de cama foi danificada pelas chamas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo o relato, o Pixel 6a estava sendo recarregado com o carregador de 45 W do Steam Deck, o console portátil da Valve. Após conter o fogo, restou apenas o celular com diversos componentes derretidos ou queimados, incluindo a tela e a capinha.

Celulares Pixel 6a estão pegando fogo

Esse não é o primeiro caso de combustão envolvendo o Pixel 6a: no título da publicação, o usuário afirma se tratar do terceiro relato sobre o problema só nesse mês.

20250726-080242
Não sobrou nada do Pixel 6a que pegou fogo no caso mais recente. (Fonte: footymanageraddict/Reddit)

Reclamações semelhantes começaram a surgir no início de 2025. Nas redes sociais, donos do aparelho relatavam episódios de superaquecimento e, nos casos mais graves, combustão completa e derretimento dos componentes.

Como tentativa de conter o problema, o Google lançou uma atualização de software obrigatória que reduzia a capacidade da bateria e a velocidade de carregamento após 400 ciclos de recarga. Segundo o usuário, o celular que pegou fogo no sábado já estava com a atualização instalada.

Google ofereceu substituição gratuita da bateria

Em algumas situações, o Google chegou a oferecer a substituição gratuita da bateria antes que ocorressem incidentes. No caso mais recente, o consumidor poderia ter trocado o componente, mas não o fez por não haver centros autorizados no país — a única alternativa seria enviar o aparelho por correio.

Como consequência dos episódios, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor emitiu um alerta na semana passada sobre o superaquecimento da bateria do Pixel 6a e o risco de incêndio.

Acompanhe o TecMundo para mais atualizações sobre tecnologia e segurança de dispositivos. Siga a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!