Symbian^4: vídeos apresentam suas melhorias

2 min de leitura
Imagem de: Symbian^4: vídeos apresentam suas melhorias

O Symbian é um sistema operacional muito conhecido e geralmente utilizado em celulares, está presente em vários aparelhos das marcas Sony, Samsung, Nokia, Siemens e Motorola, por exemplo. Este SO é baseado em módulos, o que possibilita que as empresas criem interfaces personalizadas, dependendo da sua necessidade.

A abertura da plataforma para desenvolvimento, a qualidade de conectividade wireless, suporte para padrões consolidados e emergentes de conexão - como IPv6, SyncML, WCDMA, MMS e Bluetooth - e multitarefas são as características que fizeram com que este sistema fosse adotado por uma grande variedade de produtos, ganhando importante parcela do mercado.

Entretanto, o Symbian tem sofrido duras críticas quanto à sua aplicação em smartphones, principalmente em relação à praticidade e aos efeitos visuais. Para muitos, os SOs concorrentes (Windows Mobile, Android e iPhone OS) possuem maior qualificação nessas importantes características.

No modelo N97 da Nokia, a qual possui longa parceria com a Symbian Foundation, as avaliações desfavoráveis ganharam força: os widgets, compatibilidade com redes sociais e funcionalidade touchscreen não agradaram.

A empresa finlandesa e uma das líderes de telefonia móvel, buscando retomar a fidelidade dos usuários, cogitou a troca de sistema operacional pelo Maemo 5, mas voltou atrás e anunciou que manteria o “casamento” de longa data.

O que vem por aí

Após novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para o SO, a Nokia divulgou a nova versão para ele, que deve ser comercializada em 2011, o Symbian^4. De acordo com a desenvolvedora, as mudanças mais aparentes estão relacionas com sua navegabilidade - com poucos toques é possível acessar qualquer funcionalidade do celular -, velocidade de resposta triplicada, aperfeiçoamento do sistema multitouch e atualização do browser.

As primeiras imagens da reformulação, apresentadas no final de 2009, mostraram considerável melhoria na resolução dos efeitos visuais e empolgaram os receosos usuários do sistema:

A nova interface do Symbian

Cores vivas e fortes melhoram seu visual

A qualidade de vídeos deve ser aprimorada

A manipulação de imagens ficou muito mais prática

Fonte das imagens: INFO Online

No início de 2010, vídeos com as primeiras prévias das funcionalidades aprimoradas do SO foram divulgados pela Nokia. Em um deles são apresentadas as melhorias na qualidade e manipulação de imagens. Assista logo abaixo:

Nesta segunda filmagem, fica visível que se buscou aperfeiçoar a sensibilidade do sistema de touchscreen e a interação entre as homescreens:

É evidente que é complicado avaliar um sistema operacional apenas por vídeos, deve-se tomar cuidado ao tirar qualquer conclusão. Os entusiastas esperam que tais mudanças sejam significativas e perceptíveis. Por sua vez, os céticos garantem que o Symbian^4 ainda possui deficiências em cores e ícones e não apresenta nada de inovador.

Para se ter alguma avaliação mais confiável é necessário ter o novo sistema em mãos. Portanto, só resta uma alternativa: esperar seu lançamento. E você? O que espera do novo Symbian?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.