De um lado, temos a Vivo, uma das maiores empresas de telefonia móvel no Brasil. Com cerca de 45 milhões de clientes, ela é comandada pela espanhola Telefónica e a Portugal Telecom. Pelo outro, a Oberthur Technologies, empresa francesa especializada em tecnologias seguras e uma das grandes no mercado mundial de SIMcards.

No Mobile World Congress deste ano, que aconteceu em Barcelona - 15 a 18 de fevereiro –, as duas empresas anunciaram uma parceria que vai trazer ao Brasil o SIMsense, um chip que contém sensor de movimento e funciona totalmente independente do aparelho que você utiliza.

Este chip destaca-se principalmente por trazer uma tecnologia avançada ao usuário, sem que este fique preso a uma determinada marca ou aparelho de celular. O objetivo é fazer com que aplicativos sejam facilmente acessados através da inclinação, toque ou movimento do aparelho.

Reprodução: Oberthur.

Será possível, por exemplo, acessar funções como mandar mensagem ou utilizar o menu apenas movendo ou sacudindo o aparelho, facilitando, inclusive a multitarefa, ou seja, a utilização de mais de um aplicativo ou função ao mesmo tempo.

 Além disso, o SIMsense faz com que aplicativos com tecnologia de movimento estejam muito mais acessíveis aos usuários, mesmo que estes possuam aparelhos mais simples e baratos.

Outro aspecto interessante é permitir que a própria operadora forneça serviços inovadores e interessantes, investindo também no crescente mercado de aplicativos para aparelhos celulares.

Inicialmente, o SIMsense estará disponível  somente para clientes da Vivo no Rio de Janeiro, mas em breve podemos esperar a novidade para todo o Brasil.

Cupons de desconto TecMundo: