Gartner revela encolhimento das vendas de celulares no mundo

1 min de leitura
Imagem de: Gartner revela encolhimento das vendas de celulares no mundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A Gartner, uma renomada empresa de pesquisa na área de tecnologia, afirmou que a venda de celulares no mundo todo caiu 2,3% no segundo trimestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. O recente estudo também revelou que os smartphones representaram 36,7% na venda total de celulares, registrando um crescimento de  42,7% em relação a 2011.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um analista da Gartner explicou a situação ao dizer que o ambiente econômico desafiador e a expectativa por novos dispositivos que devem ser lançados no fim do ano são os fatores responsáveis pela desaceleração do mercado.

A Samsung é a atual líder, com 21,6% das vendas. A empresa vem de trimestre em trimestre ampliando a vantagem sobre as outras duas maiores concorrentes: a Nokia e a Apple. As fortes vendas da empresa, mesmo em tempos ruins para o mercado geral, são atribuídas ao lançamento do Galaxy S3, que superou as expectativas da própria Samsung com 10 milhões de aparelhos distribuídos em apenas dois meses após a liberação.

Enquanto isso, a Apple viu a demanda por iPhones diminuir 12,6% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Entretanto, comparado com o mesmo período de 2011, o crescimento nas vendas é de 47,4%.

Já a Nokia, após ser destronada, assitiu a demanda por seus aparelhos amargar uma redução de 14,8% na comparação anual. O analista da Gartner enfatizou que o declínio das vendas de smartphones da Nokia está piorando a posição global da companhia.

Sistemas operacionais

Os dispositivos Android simplesmente dispararam na liderança do mercado, elevando em 20,7% a sua fatia de mercado, na comparação entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período do ano anterior. Já o vice-líder, o iOS, mostrou-se um pouco parado e apresentou uma modesta evolução de 0,6%.

Fonte: Engadget

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.