(Fonte da imagem: Thinkstock)

Se você não tem um smartphone, mas sempre quis desfrutar de algumas funcionalidades existentes neles, esta novidade vai ser perfeita para você. A operadora de telefonia Telefônica e a Fundação Mozilla anunciaram a uma parceria interessante, que irá permitir que usuários de celulares comuns também possam desfrutar de funções que hoje são exclusivas dos smartphones.

O sistema se chama Open Web Device (Dispositivo de Web Aberta) e deve funcionar exclusivamente com funções HTML5 – que, segundo a Mozilla, é o modo mais aberto de se fazer a internet atualmente. Em suma, o sistema operacional dos celulares deve ser baseado em um navegador, que terá as aplicações dispostas como se fossem links. Os responsáveis afirmam que a presença de internet não será uma exigência de todos os apps.

Apesar de isso dispensar a utilização de smartphones, não é qualquer celular que pode desfrutar do novo Open Web Device. Segundo apontado pelo Terra Tecnologia, para que os telefones móveis possam utilizar os novos aplicativos de “falso-smartphone”, é preciso que eles sejam programados para isso. A Mozilla informou que já está trabalhando com várias fabricantes e espera lançar algum aparelho até o final do ano.

Cupons de desconto TecMundo: