Governo quer dificultar a entrada de celulares xing-ling no país

1 min de leitura
Imagem de: Governo quer dificultar a entrada de celulares xing-ling no país

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Sabe aqueles celulares chineses que invadiram o nosso mercado? Em um futuro próximo, a realidade pode mudar. De acordo com um comunicado do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o governo pretende dificultar a importação e a distribuição de aparelhos sem a homologação da Anatel.

Hoje os aparelhos têm livre entrada no país, sendo que a licença de uso só é requerida depois que o celular já está no Brasil. Por isso, é comum vermos diversos anúncios de aparelhos não certificados no mercado informal, principalmente em páginas de leilão virtual. Com a nova medida, para poder entrar no país o aparelho precisará ter uma autorização prévia da Anatel, que ateste que o dispositivo está dentro das especificações esperadas.

Com essa medida, o ministro pretende blindar os produtos nacionais contra a suposta “concorrência desleal” proporcionada principalmente pelos produtos chineses, que possuem custos muito inferiores aos nossos. Outro motivo que também foi alegado por Pimentel é que aparelhos de baixa qualidade podem oferecer riscos à saúde das pessoas, por não terem sido suficientemente testados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.