É mais do que visível que o Orkut é a maior rede social no Brasil. Mais da metade do site (51,62%) é composta por perfis de usuários brasileiros. Em segundo lugar está a Índia, com 17,79% dos usuários. Sem dúvida, os usuários brasileiros são os mais fervorosos e dedicados ao site. Muitos passam horas trocando recados e quando saem de perto do computador, já ficam ansiosos para verificar a página de recados do seu perfil. No início, em meados de 2004, o Orkut era um círculo restrito de amizades confiáveis.

Hoje, já não é bem assim devido ao grande número de perfis falsos e casos de crimes virtuais que vêm acontecendo no site. Por causa de incidentes deste tipo, em 2007 a direção do site, até então controlado pela Google nos Estados Unidos, se mudou para o Brasil. Mas ainda existem pessoas que fazem um bom uso do site e já não consegue viver sem o serviço.

Para diminuir o desespero destes usuários, o site, em parceria com as operadoras de telefonia móvel do Brasil, está oferecendo um serviço de envio e recebimento de scraps (recados) via celular.  O funcionamento é bastante simples. O usuário entra no painel de configurações do Orkut e colocar os dados do seu telefone e operadora.

Quando terminar de inserir seus dados, você deve enviar uma mensagem para o número indicado na mensagem que vai aparecer abaixo do formulário. Esta mensagem serve para verificar se este é o seu celular mesmo e informá-lo dos comandos para o envio e a verificação de novos scraps.


Se a esmola é muita...

Mas um serviço destes não poderia ser de graça. Os custos podem variar de acordo com a sua operadora. Mas normalmente o custo destas mensagens para o envio e requisição de recebimento ou verificação da sua página de recados gira em torno de R$0,10 para verificar e R$0,30 para enviar.

Os comandos

Além de conferir os comandos pelo seu celular, você ainda pode vê-los na página do Orkut quando está cadastrando o seu número de telefone. Clique em “Detalhes dos preços praticados pela sua operadora” para saber quais são. Mas, como sempre, o Baixaki disponibiliza para você em primeira mão! Lembrando que todas esses comandos devem ser enviados para o número 67588.

 

  • Para ativar ou desativar este serviço, envie “ativar” para ligar e “desligar” para desativar.
  • Para redefinir o seu limite de notificações por período, envie “redefinir”.
  • Se você deseja cancelar, envie “cancelar”
  • Para enviar um recado para um amigo seu, digite “recado <nome> <mensagem>” substituindo as palavras “nome” e “conteúdo” pelo nome do seu amigo (exatamente como está na tela de perfil dele) e a sua mensagem para ele. Ex.: “recado <baixaki> <Olá Baixaki! Tudo bem?>
  • Finalmente, para verificar os seus recados ou de algum outro usuário, envie “info <nome>” seguindo o mesmo padrão de substituição de palavras do item anterior. Ex.: “info <baixaki>

Muito bem, caros leitores do Baixaki. Agora que vocês já sabem como verificar seus recados no Orkut sem precisar de um computador, é só tomar cuidado com os créditos ou a conta do telefone e se inscrever!

Até a próxima dica!

Cupons de desconto TecMundo: