Você sabia que 30% dos seus dados são gastos com apps em segundo plano?

1 min de leitura
Imagem de: Você sabia que 30% dos seus dados são gastos com apps em segundo plano?

Se você está conectado a uma rede móvel 3G ou 4G, seu celular está constantemente se comunicando com as torres de transmissão. E essas torres estão conectadas a servidores, que ficam ligadas diretamente a outros servidores e assim vai até chegar nos computadores dos serviços que utilizamos — como Facebook. WhatsApp, Instagram ou tantos outros.

Com isso, mesmo que não estejamos utilizando alguns apps, eles ainda estão recebendo dados de suas centrais. Não fosse assim, seria necessário enviar requisições manuais para cada vez que você quisesse ver uma mensagem, por exemplo — pois sem a conexão direta em segundo plano, jamais poderíamos receber notificações dos apps utilizados.

Pois a Opera — empresa que está por trás do navegador homônimo  e do gerenciador Opera Max — realizou um estudo e descobriu que cerca de 30% dos dados de franquia dos usuários de smartphones são gastos em segundo plano. De acordo com a empresa, os apps que mais consomem informações desse modo são Facebook Messenger e Gmail — ambos empatados com 73% do gasto sendo feito assim.

Depois disso, o Google Drive aparece com 57% e o WhatsApp com 54%. O quinto colocado, de acordo com a Opera, é o Hangouts da Google — que aparece com 39% dos dados. A Opera termina sua publicação sugerindo a utilização do Opera Max para quem quiser ajuda na hora de controlar o que é gasto sem que percebamos.

Sua franquia de dados móveis é suficiente para você? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.