Em colaboração com a empresa japonesa UQ Communications, a Samsung está demonstrando na CEATEC 2010 avanços obtidos com a tecnologia WiMAX 2. Baseado no protocolo IEEE 802.16m, os testes realizados na feira realizada em Tokyo, no Japão, demonstram capacidade de transferir informações com velocidade de 330 Mbps – um terço da velocidade máxima possível, de acordo com informações da Samsung.

As demonstrações são realizadas utilizando 16 televisores Full-HD para os quais são enviados vídeos em 3D de alta definição de forma simultânea. Para isso, a Samsung montou uma base de transmissão WiMAX móvel, semelhante à utilizada por várias operadas ao redor do mundo.

Fonte: Akihabara News

A expectativa é que a especificação WiMAX 2 seja finalizada até novembro de 2010, como forma de competir com o novo padrão de conectividade móvel 4G. O investimento da Samsung na área é uma forma da empresa conseguir rapidamente a liderança deste mercado, tanto na produção de aparelhos compatíveis quanto em transmissores de sinal. A expectativa da empresa é que os primeiros aparelhos WiMAX 2 de uso comercial cheguem ao mercado no final de 2011.

Cupons de desconto TecMundo: