144 petabytes em um cartão de memória? É o que promete o padrão CompactFlash 5.0

1 min de leitura
Imagem de: 144 petabytes em um cartão de memória? É o que promete o padrão CompactFlash 5.0

Espaço em disco para armazenar arquivos, vídeos e músicas nunca é demais, certo? E que tal ter 144 PB (petabytes) em um cartão de memória? De acordo com a organização que responsável pela especificação do padrão CompactFlash para cartões de memória, essa ideia não está tão longe de se tornar realidade.

A CompactFlash Association anunciou a finalização da versão 5.0 do padrão acima citado. O que o usuário ganha com isso? Para começar, o endereçamento aumentou de 28 para 48 bits. Com isso é possível aumentar consideravelmente a capacidade máxima de armazenamento dos cartões de memória.

Se hoje os cartões contam com, no máximo, 137 GB de espaço para armazenamento de arquivos, os futuros dispositivos podem oferecer até 144 petabytes de espaço. Isso mesmo, petabytes.

Para refrescar a memória: 1 Petabyte = 1 024 TB = 1 048 576 GB. Ou seja, 144 PB = 147 456 TB = 150 994 944 GB. É muito mais espaço do que os discos rígidos possuem atualmente e disponível em um dispositivo de tamanho reduzido.

Cartão utilizando o padrão CompactFlash

Não há previsão para o lançamento de cartões no mercado que sigam o padrão 5.0, mas ainda pode levar alguns meses que até os fabricantes entrem na onda, implementem a tecnologia e comecem a tirar as primeiras peças do forno.

Aos usuários resta esperar até que os primeiros cartões cheguem ao mercado e torcer para que o preço seja acessível. Enquanto isso, não deixe de comentar e enviar sua opinião para o portal Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.