A Ford está desenvolvendo um sistema que permite ao motorista ter uma viagem mais tranquila, mesmo ao enfrentar engarrafamentos.

O chamado assistente de congestionamento (“Traffic Jam Assist”) mantém o carro centralizado na pista e também controla o acelerador e os freios automaticamente para garantir uma distância segura do veículo à frente, evitando o estresse e potenciais acidentes.

O assistente de congestionamento pode ser acionado a qualquer momento por um botão no painel. Ele funciona com apoio de um radar instalado na grade dianteira para localização dos carros à frente e de uma câmera no para-brisa que monitora as faixas na pista.

Sempre que preciso o motorista pode reassumir o comando do carro, usando os pedais, a direção ou os piscas. O sistema monitora regularmente os movimentos do volante e, caso identifique que o motorista não realiza nenhuma ação, pode disparar alertas sonoros e visuais que aumentam de frequência dependendo da velocidade e posição do veículo.

“Para muitos motoristas, enfrentar o trânsito para ir e voltar do trabalho é um desafio. O assistente de congestionamento ajuda a dirigir nessas situações de forma mais segura e tranquila”, diz Reid Steiger, especialista de Direção Automatizada da Ford Europa. O sistema é uma das tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista que a Ford está desenvolvendo e podem em breve chegar ao mercado, contribuindo para viabilizar os futuros carros autônomos.

Outros exemplos, já disponíveis em seus veículos hoje, são o assistente de frenagem autônomo oferecido na linha Focus e equipamentos como o alerta de pontos cegos, assistente de manutenção na faixa e piloto automático adaptativo presentes no Fusion.

Você acha que o trânsito seria menos estressante se os carros tivessem piloto automático em congestionamentos? Comente no Fórum do TecMundo