Tela touch da Bosch para carros consegue imitar sensação de botões físicos

1 min de leitura
Imagem de: Tela touch da Bosch para carros consegue imitar sensação de botões físicos
Imagem: Flikr

A marca alemã Bosch recebeu nesta semana o prêmio de melhor equipamento de áudio e vídeo para carros da organização da CES 2016. A premiação acontece anualmente quase dois meses antes da feira para que os vencedores já possam demonstrar seus dispositivos com o título durante o evento em janeiro.

A Bosch venceu nessa categoria pela sua nova tecnologia de telas sensíveis ao toque que imita a sensação de botões físicos para que o motorista possa utilizar o display de bordo sem olhar para ele, apenas tateando. Fora isso, essa tela é sensível à pressão e, com isso, é possível distinguir quando o motorista está apenas tateando e quando ele deseja de fato apertar algum botão. Espera-se que isso possa evitar distrações e prevenir acidentes.

Por enquanto, não há informações sobre quando a empresa vai fazer parcerias com montadoras para embarcar a tecnologia em algum veículo, mas o protótipo da do aparelho já está bastante funcional. Por isso, não deve levar muito tempo para os primeiros carros chegarem ao mercado com essa solução.

Sensação

Segundo a Bosch, a tela em questão é capaz de imitar superfícies macias, ásperas, com padrões específicos e identificar diferentes níveis de pressão para ativar funções específicas. Não foi comentado com que software essa tela poderá ser utilizada, mas é possível que cada montadora que adotar a tecnologia decida isso futuramente de forma individual.

Não há mais detalhes técnicos de como a tecnologia da Bosch funciona, mas a empresa deve explicar tudo de forma mais específica durante a CES 2016 que acontece em janeiro. Fique de olho no TecMundo para saber mais sobre isso e sobre a feira.

Será que uma tela touch automotiva que imita botões físicos poderia prevenir acidentes de trânsito? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.