A Hyundai anunciou nesta semana o lançamento de um manual digital equipado com recurso de realidade aumentada (RA). O aplicativo destinado a tablets será capaz de exibir 45 partes diferentes dos motores e apontar, ainda, informações sobrepostas em 2D e 3D sobre os componentes. Além disso, 82 vídeos sobre manutenção básica e 50 guias informacionais serão disponibilizados pela fabricante.

O objetivo é desmistificar alguns fundamentos da mecânica a proprietários que possuem um carro produzido pela empresa. Informações relacionadas aos procedimentos de troca de óleo ou do freio e calibração e troca de pneus, por exemplo, poderão ser acessadas através do serviço.

Tudo o que o motorista deve fazer para usar o manual digital é posicionar seu tablet sobre o motor e emparelhar o app ao sensor de Bluetooth (o mesmo usado para conexão de celulares ao sistema de som dos veículos). De acordo com a Hyundai, o aplicativo será primeiramente disponibilizado ao modelo 2015 Sonata Sedan. O serviço deve chegar “em breve” a tablets Android e também a iPads.

Vale observar que este não é o primeiro manual em RA já lançado – a Ferrari demonstrou o recurso em funcionamento logo neste ano, e empresas como BMW, por exemplo, parecem estar prestes a incorporar também a tecnologia complementar.

...

Você usa algum aplicativo em seu celular ou programa de computador para monitorar o desempenho do seu carro? Comente no Fórum do TecMundo