Embora ainda não tenhamos chegado ao ponto em que tudo possa ser criado com impressoras 3D, cada vez mais objetos úteis podem ser construídos com esse tipo de instrumento. Exemplo isso é o carro resultante de um concurso promovido pela Local Motors, cujas vendas devem ser iniciadas a partir do outono de 2016.

Batizado de LM3D Swin, o modelo deve custar aproximadamente US$ 53 mil (ou R$ 199 mil) aos compradores interessados. Vale notar que o processo de compra é bastante diferente do convencional, dependendo de uma campanha bem-sucedida no site de financiamento coletivo Indiegogo para dar certo.

Um protótipo funcional do carro já foi construído pela companhia, que tem em seu histórico algumas contribuições com a DARPA. O processo de fabricação foi iniciado no dia 7 de julho deste ano, tendo sido finalizado no dia 18 de setembro. No momento, a empresa ainda não escolheu um parceiro responsável pela construção do motor e do chassi do veículo.

Uma das vantagens de o LM3D ser construído com impressoras 3D é o fato de que seus compradores vão poder escolher entre uma grande variedade de customizações. Ainda não está claro quando o produto vai começar a ser entregue para seus compradores, mas já há planos de fabricar pelo menos 2,4 mil unidades por ano, dependendo da demanda.

Você compraria um carro criado em uma impressora 3D? Comente no Fórum do TecMundo