Sensor da Land Rover detecta buracos na rua e avisa outros carros [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Sensor da Land Rover detecta buracos na rua e avisa outros carros [vídeo]

A próxima grande novidade que pode estar em um modelo de Land Rover não é um visual renovado ou um motor mais potente. A montadora anunciou o desenvolvimento da tecnologia Pothole Alert, que cria uma espécie de comunidade virtual de veículos preocupados com um grande perigo das ruas: buracos no asfalto.

O tal alerta é uma tecnologia que começa com um sensor que identifica a localização e a gravidade dos buracos na rua. Ele é capaz de perceber rachaduras, falhas, bueiros e trincheiras e é uma evolução natural de sistemas que já existem nos atuais modelos da marca.

Ao detectar movimento e impacto nas rodas, o Pothole Alert categoriza o buraco e marca uma localização para ele, gerando o alerta. Desse modo, você só vai passar por ele uma única vez e ser avisado do perigo nas demais vezes que percorrer o mesmo trajeto.

Boa vizinhança

A segunda parte da tecnologia é igualmente impressionante: uma plataforma colaborativa na nuvem em que os dados coletados pelo sensor são enviados em tempo real para outros veículos que possuam suporte ao sistema. Desse modo, motoristas que ainda não passaram por aquele trecho são avisados da presença e da localização precisa dos buracos, evitando acidentes ou danos ao automóvel.

Os dados também são enviados para as autoridades responsáveis pela manutenção da estrada ou rua, certificando-se de que elas sejam avisadas para consertar os locais o mais rápido possível. Por enquanto, a tecnologia está apenas em fase de testes e não tem previsão para chegar a automóveis comerciais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.