BMW vai trazer tecnologia que ajuda a achar o melhor lugar para estacionar

2 min de leitura
Imagem de: BMW vai trazer tecnologia que ajuda a achar o melhor lugar para estacionar
Imagem: Teamspeed

Se você mora em uma cidade grande e tem um carro, já sabe muito bem como é aquela dor de cabeça na hora de encontrar um lugar para estacionar. Em resumo, não é incomum perder vários minutos dando voltas em quadras até achar uma vaga ou ter que gastar a mais e parar em um estacionamento.

Uma nova tecnologia desenvolvida pela companhia INRIX, porém, pode ser a solução que sonhamos para diminuir drasticamente essas situações. O sistema, chamado INRIX On-Street Parking, ajuda você a encontrar a vaga mais próxima, utilizando um sistema de mapas que destaca os pontos de estacionamento próximos e o quão movimentados eles devem estar.

Na prática, a ideia, como a imagem acima mostra, é criar um sistema bastante semelhante àquele que vemos nos aplicativos de mapas. Assim, vemos os pontos com mais ou menos tráfego e podemos usar o On-Street Parking para calcular a rota mais rápida e barata para uma vaga em determinada área.

Uma questão de padrões

O método utilizado pela INRIX para prever os locais vagos para estacionar, de fato, é praticamente igual ao desses softwares. Ele leva em consideração o Big Data fornecido por veículos conectados, transações de estacionamentos, sondas de tráfego em tempo real e outras fontes (todas chegando de forma anônima para a companhia, claro), de maneira a criar um padrão de previsão para as vagas ocupadas.

Todos esses dados, por sua vez, tornam-se um gráfico repleto de informações, que mostra o fluir das cidades e áreas analisadas. Confira o vídeo abaixo para ter uma ideia de como o processo de análise funciona em uma cidade como a de San Francisco:

Parece promissor? Definitivamente. O app, inclusive, já pode ser visto em funcionamento: a INRIX está apresentando uma BMW i3 com o On-Street Parking na conferência TU-Automotive, em Detroit, durante os dias 3 e 4 de junho. A ação é uma parceria com a BMW, que será a primeira companhia automotiva a contar com o software.

É interessante comentar que esses não são os primeiros esforços da BMW nessa área. No fim de 2014, por exemplo, a companhia apresentou uma tecnologia (também mostrada em uma BMW i3) feita exatamente para auxiliar o motorista na hora de estacionar, realizando todo o processo automaticamente. Esse novo sistema trazido pela INRIX, por sua vez, seria uma expansão do conceito, e poderia cair como uma luva na proposta da fabricante de carros.

Um sonho distante, por enquanto

Não adianta ter grandes esperanças de ver essa tecnologia em terras brasileiras tão cedo, entretanto. Segundo o anúncio oficial da INRIX, o On-Street Parking vai estar disponível em apenas 23 cidades até o fim de 2015; a lista de locais, por sua vez, traz apenas cidades da América do Norte e da Europa, começando por Seattle, Vancouver BC, San Francisco, Amsterdam, Cologne e Copenhagen.

Mesmo se você tiver a sorte de morar em um desses locais, lembramos que a tecnologia da INRIX, de início, só está disponível para veículos da BMW. Não seria surpresa, porém, ver outras empresas também dando chance ao software da companhia, caso ele se mostre tão bom quanto promete.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.