Patente da Jaguar permite controlar limpadores de para-brisas com os olhos

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Jaguar permite controlar limpadores de para-brisas com os olhos
Imagem: Daily Mail

Em janeiro, a Jaguar revelou ao mundo seu Driver Monitor System (DMS), um sistema que usa câmeras para rastrear seus olhos e impedir que você durma ao volante. Agora, uma nova patente concedida à empresa automobilística parece revelar uma utilização ainda mais prática para o monitoramento do movimento ocular dos motoristas.

O documento descreve um sistema que permitiria que o limpador do vidro traseiro do carro fosse ativado automaticamente toda as vezes que o condutor olhar pelo retrovisor, funcionando até mesmo quando o motorista estiver usando óculos escuros. Atualmente, a nossa única opção nos dias de chuva é deixar ambos os limpadores funcionando continuamente para ter a visão desobstruída, de forma que a tecnologia diminuiria o desgaste no componente traseiro.

E caso o motorista volte a olhar para trás na mesma hora em que o acessório tenha acabado de terminar seu movimento, o sistema consegue entender que não há necessidade de acionar novamente o limpador. Embora o sistema pareça mais voltado para o vidro traseiro, a patente dá indícios de que ele também poderia ser usado para o para-brisas.

Ainda não há uma data específica prevista para que os carros passem a contar com essa novidade, mas as revelações da Jaguar parecem indicar que isso não está muito distante. Com suporte das tecnologias da Intel e da Seeing Machines, o DMS foi demonstrado – sem o controle do limpador – durante a última edição da CES.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.