Se você tem amigos que dirigem, certamente já ouviu algum deles dizer que levou uma multa por excesso de velocidade. Pensando em motoristas como esses, a Ford anunciou que o seu novo carro, batizado Ford S-Max, vem como uma tecnologia que vai ajudar os pilotos a controlarem um pouco mais o pé no acelerador. 

Apresentado na Europa, o carro em questão virá equipado com uma câmera no parabrisa que será a responsável por ler placas de trânsito. Ao avistar aquelas que possuem indicadores de velocidade, o sistema (intitulado Intelligent Speed Limiter, ou limitador inteligente de velocidade numa tradução livre) vai ajustá-la caso esteja acima do permitido – e sem o uso dos freios, uma vez que ele faz isso regulando a quantidade de combustível que é injetada no motor. Se quiser desligá-lo, basta tocar o console ou pisar mais forte no acelerador. 

Caso o motorista esteja em uma área que não possui placas de sinalização, é possível recorrer aos dados do mapa de navegação de bordo (claro, nos modelos em que estiver disponível) para ajudar a saber a velocidade permitida naquela região. 

Por fim, vale mencionar que o bólido conta com mais recursos que visam ajudar o motorista, como um alarme que alerta o condutor caso a velocidade aumente quando estiver em um declive. Além disso, ele também traz detector de pedestres e aviso de colisão, sendo os dois últimos opcionais.