Transportes

Carros autônomos da Google podem ter airbags em seu exterior

Tecnologia patenteada pela empresa prevê o uso de proteções em material visco-elástico para diminuir os danos causados por colisões

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

25/03/2015, às 05:45

Carros autônomos da Google podem ter airbags em seu exterior

Fonte: Quartz

Imagem de Carros autônomos da Google podem ter airbags em seu exterior no site TecMundo

De forma a tornar seus veículos autônomos mais seguros, a Google assegurou uma patente que garante o uso de airbags externos. O sistema da companhia aciona bolsões de ar que se inflam caso um de seus carros entre em contato com um elemento exterior — potencialmente diminuindo o dano causado pelo impacto.

O funcionamento do sistema usa como base uma série de sensores que detecta se um acidente é iminente. Vale notar que o sistema externo usado pela empresa não é o mesmo visto em airbags convencionais — para garantir a segurança de pedestres, a companhia optou pelo uso de um material visco-elástico.

undefined

A Google não é a única a apostar em uma ideia do tipo: fabricantes como a Volvo também já exibiram soluções semelhantes em um passado recente. A solução é somente um entre vários recursos de segurança que a Gigante das Buscas está implementando em seus automóveis de forma a convencer consumidores de que, no futuro, não vai ser mais preciso ficar atrás do volante para chegar até o local desejado.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.