BMW põe piloto contra carro sem motorista em desafio de drift [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: BMW põe piloto contra carro sem motorista em desafio de drift [vídeo]

Antes mesmo que a Skynet obrigue os humanos a guerrearem com as máquinas ou que os Transformers surjam em nosso mundo, a BMW apresentou uma batalha de tirar o fôlego entre um homem e um robô.

No vídeo acima, a montadora mostra a disputa entre o primeiro carro que faz a técnica de drift automaticamente e um campeão dessa modalidade. De um lado, um protótipo da 2 Series, primeiro automóvel autônomo da empresa. Do outro, o japonês (e mito do) Dai Yoshihara, vencedor do Formula DRIFT Professional Drifting Championship Series. A única desvantagem do humano é que ele está em uma superfície seca, enquanto o automóvel com um engenheiro apenas olhando do bando do piloto está em um local molhado.

O drift é uma técnica que envolve deslizes e derrapagens, exigindo muita técnica e controle por parte do condutor. Por isso, cálculos precisos de uma máquina podem ser tão bons quando um condutor habilidoso. Além de ser um show visual, o clipe deixa qualquer fã de carros sonhando: já imaginou um "Velozes e Furiosos" só com carros automáticos?

O desafio era fazer um círculo perfeito seguidamente. O clipe é somente um trailer, mas parece que o M235i atinge uma precisão incrível com facilidade. A tecnologia da BMW de drift automático faz parte da ActiveAssist, que foi demonstrada pela primeira vez na CES 2014. Ao longo do ano, ela evoluiu e agora é capaz de corrigir mudanças de direção manter o equilíbrio do carro mesmo fazendo manobras de deslize.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.