Nova tecnologia alerta quando seu carro é arranhado mesmo à distância

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia alerta quando seu carro é arranhado mesmo à distância
Imagem: Blerds

Se você dirige em grandes cidades com frequência, já deve saber como é relativamente fácil chegar onde o seu carro ficou estacionado e descobrir que ele foi arranhado ou amassado. Uma empresa alemã chamada Hella está tentando amenizar esse problema com uma nova tecnologia que permite ao motorista saber quando, onde e como seu carro foi danificado.

Uma notificação seria enviada para o proprietário no momento do ocorrido. Assim, caso o dono do carro consiga chegar a tempo de pegar o “meia-roda” no flagra, é possível pelo menos reaver os prejuízos causados. Caso o veículo tenha GPS e câmeras, o sistema da Hella conseguiria ainda ativar esses recursos para registrar com mais precisão e evidências como seu carro foi lesado.

Sensores

Essa tecnologia deve funcionar a partir de uma rede de sensores que pode ser instalada na carcaça de carros para detectar pressão e outras perturbações na lataria. A BMW parece já estar interessada nessa possibilidade, mas a Hella espera inserir comercialmente seu sistema de detecção de arranhões em carros somente a partir de 2018.

Além de avisar o dono que seu carro foi arranhado ou amassado, essa novidade pode trabalhar contra o dono também. Imagina se seguradoras passam a exigir os registros de arranhões que seu carro sofreu no último ano para fazer o cálculo do seu seguro? Isso dificilmente seria algo bom para o seu bolso. De qualquer forma, não deixa de ser interessante ter isso em um carro mais pela prevenção do que pelo possível retorno financeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.