Confira alguns vídeos que explicam como os carros funcionam

1 min de leitura
Imagem de: Confira alguns vídeos que explicam como os carros funcionam

Um automóvel possui milhares de peças mecânicas que unidas possibilitam que ele se movimento com segurança e eficiência. Tendo isso em vista, não é de se admirar a complexidade de entender boa parte do funcionamento de um veículo.

Para tentar esclarecer algumas curiosidades de muitos motoristas, o site Jalopnik vasculhou o YouTube, com a ajuda de alguns de seus leitores, atrás de vídeos que trouxessem explicações de como determinadas seções do carro operam.

As produções são bem variadas, algumas bem antigas (como a série de filmagens da Chevrolet) e outras mais recentes, incluindo o vídeo da Volvo. Nessa lista, que você confere abaixo, há ainda gravações da Jeep, Mazda, Departamento de Defesa dos EUA, entre outras companhias e órgãos governamentais.

Infelizmente, a maioria dos vídeos está em inglês e eles não possuem legendas em português. Contudo, todas as produções utilizam animações e protótipos para elucidar as teorias — o que com um pouco de conhecimento em mecânica deve ser suficiente para o entendimento geral dos conceitos.

1. Freio a tambor

2. E o motivo de o freio a disco ser mais seguro

3. Suspensões

4. Diferencial

5. Tração nas quatro rodas (4x4)

6. Dupla embreagem

7. Transmissão automática (não é bem a de carros, mas o princípio é parecido)

8. Motor giratório

Bônus: dicas de pilotagem com Carroll Shelby e Ayrton Senna

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.