Modelos 2015 de carros da Honda terão sistema com NVIDIA Tegra e Android

2 min de leitura
Imagem de: Modelos 2015 de carros da Honda terão sistema com NVIDIA Tegra e Android
Imagem: NVIDIA

Os planos da NVIDIA para colocar seus chips Tegra dentro de carros parecem estar dando seus primeiros frutos. A Honda anunciou seu novo sistema de infoentretenimento, o Honda Connect, o que a torna a 19ª fabricante de veículos a incorporar um processador da NVIDIA na sua tecnologia e também faz da empresa automotiva a primeira a fazer uso de alguma versão do Android para isso – embora a novidade não tenha relação com o Android Auto.

Durante a conferência I/O 2014 em junho, a NVIDIA revelou que desejava começar a fazer parte das experiências automotivas, especialmente com sua linha mais recente de chips Tegra para dispositivos móveis. A empresa então passou a fazer propaganda de sua experiência em processamento de imagens, poder gráfico e produção de CPUs para aparelhos portáteis, o que permitiria alcançar de alto desempenho e visuais agradáveis para os sistemas dos carros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda que já existam outros fabricantes de automóveis que assinaram com a NVIDIA, a Honda é um dos primeiros – se não o primeiro – a testar a novidade em um produto real do varejo. A interface de uso do Connect será exibida em uma tela capacitiva de sete polegadas que virá integrada ao painel dos carros e poderá ser utilizada para controlar recursos como navegação, reprodução de músicas e rádio, visualização da câmera traseira e status do veículo.

Do passado para o futuro

Além de tudo que virá de fábrica, os usuários poderão instalar outros aplicativos a partir do Honda App Center, como o Aha Radio, por exemplo. Embora seja baseado em um sistema operacional da Google, a novidade não se trata de uma variante do aguardado Android Auto. Na verdade, o Honda Connect usa uma variante do já antigo Android 4.0.4, conhecido pelo nome Ice Cream Sandwich.

De certa forma, o fato da novidade não fazer uso do Android Auto não é uma grande surpresa, já que ele foi anunciado oficialmente em junho e ainda está dando seus primeiros passos, de forma que seu uso provavelmente não se encaixava no cronograma da Honda. Ainda assim, a utilização de uma versão antiga do Android certamente é um desapontamento para os usuários, restando apenas torcermos para que o sistema possa ser atualizado posteriormente.

O Honda Connect virá de fábrica nos modelos de 2015 do Honda Civic, Civic Tourer e CR-V, que devem chegar ao mercado europeu no começo do ano que vem. Antes de chegar às lojas, porém, a fabricante deve exibir publicamente um veículo com a novidade durante o Paris Auto Show, evento que acontece na capital francesa entre os dias 4 e 19 deste mês. As empresas ainda não revelaram quando os carros com o Connect chegarão ao Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.