Você já assistiu a alguma prova de arrancada? Esse tipo de corrida — que normalmente ocorre em pistas retas medindo um quarto de milha — surgiu nos EUA por volta da década de 40 e, apesar de contar com várias categorias, os veículos dos competidores têm em comum o fato de serem leves e contarem com motores superpossantes, e de queimarem muito pneu logo na saída. Mas, se você já assistiu a uma dessas provas, certamente não viu nada em câmera lenta, não é mesmo?

E se você achou o GIF acima, mostrando a deformação sofrida pelo pneu durante uma arrancada, interessante, então dê uma olhadinha no vídeo a seguir, que captura as partidas de alguns veículos em velocidades de 300 e 600 quadros por segundo. Segundo as informações que acompanham o clipe, as imagens foram capturadas em uma corrida que ocorreu na Suécia em 2010, e mostram as arrancadas com o equivalente a 1/10 e 1/20 do tempo real. Confira:

***

E você, caro leitor, imaginava que os pneus sofressem tanta deformação durante as arrancadas? Você já tinha visto algo parecido antes? Não deixe de contar para a gente nos comentários abaixo!

Via Mega Curioso