"Para-brisa digital" vai mostrar dados e guiar motoristas em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: "Para-brisa digital" vai mostrar dados e guiar motoristas em tempo real
Imagem: Automobile

Em filmes de ficção científica, carros com para-brisas digitais são algo bastante comum, mas, até o momento, nenhuma grande montadora parece ter se animado com o conceito, apesar de alguns protótipos já conseguirem projetar informações que estariam nos painéis tradicionais diretamente no vidro do carro. A Jaguar Land Rover parece ser a primeira a realmente levar o modelo dos para-brisas digitais a um nível que chama a atenção.

No vídeo da empresa a seguir, você consegue conferir a concepção do para-brisas digital que pode estar nos carros da montadora em alguns anos. Ele não apenas mostra informações que todos os carros já têm em exibição em painéis tradicionais, mas também incorpora funções para melhorar a dirigibilidade dos veículos.

Note que até mesmo elementos para ajudar novos motoristas ou novos corredores podem ser virtualmente incluídos na “tela”, como os cones que aparecem no vídeo. Fora isso, cada veículo que entra no seu campo de visão conta com informações sobre velocidade e, caso ele esteja conectado ao seu carro, é possível ver detalhes mais específicos, como o nome do motorista e sua colocação em uma corrida, caso você esteja em uma disputa.

Tudo isso não passa de um conceito, mas a montadora parece realmente engajada em tornar isso realidade, uma vez que já está desenvolvendo conceitos de usabilidade, ou seja, métodos de como o motorista deverá interagir com a novidade dentro do carro. Mesmo assim, não há qualquer tipo de prazo específico para lançamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.