Motoristas muitas vezes travam diversas batalhas contra radares na tentativa de não receberem multas por estarem um pouco acima do limite permitido. Se antes os condutores se colocavam em situação eterna de alerta até memorizar onde cada um dos “fiscais” estavam, o Genesis, novo carro da Hyundai que será apresentado ao público em outubro, pode ser um excelente aliado nessas situações. 

Em entrevista ao site drive.com, Guido Schenken, gerente de relações públicas da Hyundai, explicou que o carro conta um GPS e um sistema automático de freio capaz de adaptar o carro à velocidade permitida quando um radar for detectado nas proximidades. 

Segundo o funcionário da empresa, o sistema de detecção de radares alerta o motorista com um sinal sonoro quando ele está a 800 metros de um deles. Foi mencionado também que a tecnologia funciona apenas com sistemas fixos – ou seja, você ainda precisa ficar atento a guardas de trânsito enquanto estiver dirigindo. 

A tecnologia pode até ser benéfica para motoristas mais distraídos, mas isso levanta uma questão: adicionar tal sistema em um carro não seria uma forma de encorajar as pessoas a correrem, já que o veículo vai alertá-la e ajustar a velocidade quando houver um radar nas proximidades?