Site flagra e denuncia motorista que dirige e usa celular ao mesmo tempo

1 min de leitura
Imagem de: Site flagra e denuncia motorista que dirige e usa celular ao mesmo tempo

(Fonte da imagem: Reprodução/TWIT Spotting)

Enquanto você lê esta matéria, 660 mil motoristas usam o telefone celular enquanto dirigem. Por causa disso, eles tiram os olhos da rua ou estrada por 4,6 segundos cada. Coincidência ou não, cerca de 80% dos acidentes automobilísticos ocorrem por conta de desatenção de um dos condutores.

É por causa de dados preocupantes como os números acima que Brian Singer resolveu criar um site para mostrar flagras de motoristas que estavam digitando no tablet ou smartphone em vez de prestar atenção somente no trânsito. Nasceu aí o TWIT Spotting, um projeto para denunciar os chamados "TWITs" (sigla para "Texting while in traffic", ou "digitar enquanto está no trânsito", em tradução livre).

Qualquer pessoa pode participar: é só tirar uma foto de um motorista que está usando o celular em um momento inapropriado e enviá-la por email ou com a hashtag #TWIT via Instagram. A recomendação, claro, é que você esteja na condição de pedestre ou passageiro para fazer o retrato.

O outdoor pretende deixar os condutores evergonhados. (Fonte da imagem: Reprodução/CNN)

Todas as fotografias tiradas por Singer, por exemplo, são em freeways norte-americanas com carros em movimento – e o fato de várias pessoas não estarem com nenhuma das mãos ao volante é bastante preocupante.

O sucesso do projeto levou Singer a alugar outdoors nas ruas de San Francisco, nos Estados Unidos, e exibir em tamanho família alguns desses flagras, buscando constranger os condutores descuidados e fazer com que eles coloquem a mão na consciência antes de repetir a ação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.