Os franceses da Valeo SO são os responsáveis por um projeto chamado BeamAtic Premium, uma tecnologia que permite que motoristas utilizem luz alta o tempo inteiro, sem prejudicar quem dirige outros  carros que passam por perto.

Os faróis começam a ser vendidos agora em setembro pela empresa Ichikoh Industries Ltd, que fornecerá todo o suporte técnico necessário para o motorista. A ideia por trás do BeamAtic Premium é que os faróis possuam uma espécie de obturador, que bloqueia a luz para os outros carros.

Observe na imagem que o motorista continua com a luz alta, no entanto, ela é bloqueada na direção do carro que está à frente. Isso ocorre porque existem câmeras instaladas no veículo, responsáveis por detectar carros que estejam vindo em sua frente ou em outro sentido.

Reprodução: Tech-On

Fonte: Tech-On

Dessa forma, o próprio farol do carro é responsável por controlar a iluminação, sem que você precise alterar entre luz alta e baixa manualmente. O mesmo tipo de controle é aplicado quando o automóvel estiver em baixo ou no topo de um morro, direcionando a luz para que você possa enxergar perfeitamente.

No ano de 2009, o projeto BeamAtic Premium recebeu o grande prêmio internacional de inovação tecnológica na feira Equip Auto, em Paris. A empresa Ichikoh Industries pretende introduzir o novo tipo de farol como item de fábrica nos carros de grandes montadoras japonesas em breve.