Conheça a interface touch que poderia facilitar a vida de muitos motoristas

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a interface touch que poderia facilitar a vida de muitos motoristas

Você já deve conhecer pelo menos a forma como funcionam as interfaces de telas touch em carros atualmente. Elas tentam imitar mais ou menos o que temos em tablets e outros aparelhos do tipo, sem nunca terem sido de fato repensadas para o uso seguro em veículos enquanto se dirige.

No vídeo acima, você pode conferir um projeto que tenta mudar exatamente esse problema, colocando a segurança e a praticidade antes da necessidade de criar funções autoexplicativas.

De acordo com o desenvolvedor dessa interface, o problema com os sistemas operacionais que rodam em computadores de bordo em carros atualmente é basicamente o fato de serem uma mera reprodução do que se vê em aparelhos portáteis tradicionais.

Acontece que você não precisa dirigir enquanto usa um tablet, por exemplo, coisa que em um carro é uma necessidade trivial. Pensando nisso, ele desenvolveu esse conceito que requer menos atenção na hora de manusear as configurações do carro.

Só o necessário

Como você pode conferir, até o momento ele conseguiu criar soluções para controlar apenas algumas funções do veículo, mas que são exatamente aquelas que você precisa usar enquanto dirige. Você poderia então trocar a música, ajustar o volume, a estação de rádio, a temperatura do ambiente e alguns outros recursos — tudo isso a partir de toques múltiplos na tela.

Até o momento, entretanto, não há sinalização de que qualquer montadora tenha se interessado pela ideia. Mesmo assim, essa seria uma ótima forma de melhorar os próximos SOs para carros em um futuro próximo. Se você está lendo esta notícia em um tablet, toque aqui e faça um teste com o conceito de Matthaeus Krenn.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.