Carros autônomos, que funcionam sem motorista ou que podem ser controlados via iPhone, já não são mais novidades nos dias de hoje. Aqueles híbridos, movidos a energias elétrica, solar e a biocombustível, também não causam tanto alvoroço quando anunciados pelas montadoras.

E, mesmo com veículos capazes até de ficar invisíveis, parece que o que realmente chama atenção do grande público são os carros anfíbios. Eles podem sair de uma estrada esburacada qualquer e cair de para-choque em um lago. E por que eles são tão populares? Como resposta, poderíamos pensar no seguinte: se você domina alguns conceitos de mecânica, basta meter a mão na lata!

A vontade de “dirigir sobre as águas” é antiga e, justamente por esse desejo ter saído do papel, o Tecmundo listou alguns dos modelos capazes de enfrentar até a mais terrível das enchentes de uma grande São Paulo, por exemplo.

“Canoas motorizadas”

É difícil afirmar com precisão qual foi o primeiro motorizado do tipo. Mas, segundo o portal Carro Antigo, um quatro-rodas movido a vapor construído por Oliver Evans em 1805 já possuía a habilidade de navegar. De acordo com Hanns Trippel, um apaixonado pela história dos automóveis que também flutuam, é possível encontrar registros datados de 1899 sobre a construção desses modelos.

Este protótipo foi construído durante a década de 1930. (Fonte da imagem: Blog Hemmings)

Os primeiros veículos capazes de andar tanto na terra como na água se pareciam com “canoas motorizadas”; a maioria deles era feita à base de madeira, e o design dos carros lembrava muito o desenho de barcos. Como exemplos, podemos citar os modelos Richmond (cuja construção dos protótipos foi iniciada em 1905, nos EUA) e Amphi II (de 1909, também norte-americano).

Amphicar: o anfíbio civil

Até a década de 1930, os carros anfíbios possuíram basicamente aquele formato (o de barcos com rodas). Depois da construção do divisor de águas Versuchswagen 4 Trippel em 1936, o design desse gênero de veículos começou a ficar mais ousado.

Apesar da ousadia no design, o Amphicar não emplacou. (Fonte da imagem: Retro.Net)

Eis então que surge o Amphicar (feito de 1961 a 1967 em Berlim), o primeiro anfíbio civil a ser produzido em série. O carro foi distribuído nos mercados europeu e norte-americano – foram produzidas 4,5 mil unidades do veículo, mas, devido ao preço altíssimo dele, o modelo acabou não conquistando muitos fãs.

É hora de mudar

Uma modificação no Skoda S 100 feita na República Tcheca em 1984 converteu o clássico em um anfíbio. Certamente inspiradas pela iniciativa de comércio do Amphicar, as mudanças nos padrões de design a partir dos anos 1980 foram claras: os protótipos anfíbios passaram a deixar de lado aquela aparência esquisita.

Uma modificação no clássico S 100 o fez poder flutuar. (Fonte da imagem: Freepublic.com)

Sem mais chassis que lembram tanques de guerra ou designs inspirados em desenhos de barcos. Era a vez de experimentar criar modelos ao mesmo tempo dinâmicos e esteticamente atraentes.

Quatro rodas sobre as águas

A primeira aparição do Racoon, da Renault, se deu em 1992 por meio de um vídeo promocional. O carro prometia andar com igual facilidade sobre a terra e por cima da água. No ano seguinte ele foi realmente apresentado, contando com um motor V6 e tendo como porta de entrada o capô dianteiro.

Não é prudente afirmar que apenas depois de 1993 é que a popularização dos carros anfíbios finalmente aconteceu. Antes mesmo desse ano, algumas montadoras já tinham divulgado e usado alguns protótipos (como no caso da VW durante a Segunda Guerra Mundial com os modelos Type 128 e 166 Schwimmwagen).

Sobre inovação e ousadia, podemos citar agora outros carros anfíbios que provocam o público e fazem com que a imaginação se mescle com a realidade: as máquinas do agente 007 estariam disponíveis a alguém sem permissão para matar?

sQuba: o carro que voa debaixo d’água

Em 2008, o mundo viu as promessas do cinema saírem da tela. Durante o evento Geneva Motor Show, o sQuba foi apresentado. O vídeo promocional é épico: desde a atuação do que parece ser um agente secreto até o foco sobre os mínimos detalhes do carro.

O carro pode ir até dez metros debaixo d’água e dispõe de um kit de mergulho para cada um dos dois passageiros do vídeo. A energia do anfíbio é gerada a partir de baterias recarregáveis, sendo que a iluminação dele é toda em LED. Além disso, o carro conta com sensores inteligentes de movimento e comandos por controle remoto.

Sea Lion: o peixe prateado das estradas

Este carro pode chegar facilmente aos 200 km/h em terra, uma vez que é impulsionado por um motor rotativo Mazda 13B de 1974 equipado com duas usinas adicionais de força – na água ele é capaz de atingir com tranquilidade os 100 km/h. O carro é todo em alumínio, e o design dele é extremamente aerodinâmico.

O Sea Lion possui peças articuladas: é possível alterar os padrões de inclinação dos “para-lamas” com um simples ajuste. No ano passado, ele foi comprado por nada menos que US$ 250 mil (cerca de meio milhão de reais).

Phyton: luxo, velocidade e lata molhada

O criador desta máquina diz que o Phyton é “o que há de mais avançado no mundo dos carros anfíbios”. Podendo chegar a 96 km/h em 4,5 segundos, o veículo conta com um motor Corvette LS e, também nas palavras do inventor deste motorizado, “é construído com os melhores materiais que o dinheiro pode comprar”.

O carro, que pode ser encomendado e construído sob medida, pode custar quase 300 mil reais. Como diz o próprio construtor do Phyton, “essa máquina não é para aqueles que têm problemas de coração.”

Scamander: para qualquer terreno

Ele encara lama, estrada e pode – é claro – flutuar sobre a água. O carro, projetado por Peter Wheeler e Harry Metcalfe, tem um motor V6 de 300 cavalos de potência. Gigantesco, o Scamander foi desenhado para encarar os mais diversos tipos de terrenos.

Esta máquina, que conta com um visual futurista e elegante, pode chegar a 193 km/h. No vídeo, Metcalfe submete seu protótipo a situações que pouquíssimos carros poderiam suportar – certamente a maioria deles afundaria quando colocados à última prova: navegar sobre um lago.

Viking-2992: russo, e isso é tudo

Ele não é o mais rápido, nem o mais elegante. Mas só por ser russo o Aton Impulsive Viking-2992 já impressiona: é um 4x4 que pode chegar a 15 km/h na água e a 80 km/h na terra. Este gigante foi desenvolvido especialmente para trabalhos industriais e pode ser uma boa alternativa para quem busca soluções rápidas (mas não tão convencionais) de transporte.

O peso total do Viking é de 1,46 tonelada, seu tanque pode aguentar até 110 litros de combustível e a mecânica de suspensão é toda a ar. É possível encomendar seu próprio carro russo anfíbio e escolher diversos acessórios (como luzes adicionais ou ar-condicionado).

Faça seu próprio carro anfíbio

Esta belezura foi criada por Liang Binghai aos 23 anos de idade. Logo depois de concluir seu curso técnico na cidade de Nanning, na China, ele decidiu criar sua própria versão de veículo anfíbio. Binghai gastou cerca de US$ 1,6 mil (aproximadamente R$ 3,2 mil) para concluir seu majestoso protótipo.

À moda antiga: lápis e papel també deram vida ao projeto. (Fonte da imagem: Carnewchina.com)

O projeto do carro foi feito “à moda antiga”: Binghai usou apenas lápis e papel. O possante ainda não foi testado na água, pois algumas modificações ainda precisam ser feitas.

Agora, vá até a Suíça!

Depois de construir seu protótipo com menos de R$ 4 mil, é hora de participar do evento anual de travessia do lago Neuchatel, próximo a Saint-Blaise, na Suíça. Em 2011, mais de 50 carros anfíbios participaram da festa.

O carro anfíbio mais original leva um prêmio durante a convenção anual. (Fonte da imagem: BBC)
Os participantes precisam enfeitar suas máquinas na tentativa de deixá-las o mais atraente possível: quem tiver o carro mais chamativo e original vence a brincadeira.