Carro elétrico consegue se recarregar com energia vinda dos pneus

1 min de leitura
Imagem de: Carro elétrico consegue se recarregar com energia vinda dos pneus

(Fonte da imagem: Reprodução/Toyohashi University)

Empresas tentam encontrar um equilíbrio entre praticidade e desempenho em veículos elétricos. Buscando meios de fazer com que os carros continuem rodando por longas distâncias sem poluir o ambiente, cientistas japoneses encontraram um jeito de recarregar as baterias de veículos elétricos através do movimento de suas rodas.

Cientistas da Universidade Toyohashi, no Japão, tiveram uma ideia quase sem custos e que não necessitará de grandes alterações nos veículos. Usando do aço presente dentro dos pneus, o carro poderia capturar eletricidade disponibilizada por eletrodos instalados embaixo do asfalto. Com o movimento das rodas, os pneus se transformariam em bobinas que enviariam energia para o motor.

Aumento na autonomia dos veículos

O estudo foi testado em uma escala de 1/32, mostrando resultados satisfatórios para os cientistas japoneses. O carro circulou sem problemas, com uma eficiência de captura de eletricidade de até 75%, sem usar qualquer tipo de fios.

Para os cientistas da Universidade Toyohashi, os planos são de que, no futuro, estradas estejam preparadas para abastecer carros elétricos, diminuindo o número de baterias dentro dos veículos. Essas baterias seriam ativadas somente em vias em que não existisse o abastecimento de energia sem fio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.