menu
Logo TecMundo
Transportes

Continental desenvolve tecnologia de freios que evita batidas secundárias

Ao frear automaticamente os veículos após uma colisão, empresa espera reduzir o número de pessoas feridas no trânsito.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule16/07/2012, às 08:56

(Fonte da imagem: Divulgação/Continental)

A empresa de tecnologia automotiva Continental anunciou na última quinta-feira (12) que está desenvolvendo um novo sistema de freios responsável por reduzir a possibilidade de batidas secundárias. A novidade usa dados coletados pelo airbag de um veículo para determinar se houve uma colisão, acionando os freios de forma automática caso aconteça uma situação do tipo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo pesquisas feitas pela ADAC Accident Research, aproximadamente 25% dos acidentes de carro na Alemanha que provocaram ferimentos no motorista ou nos passageiros envolveram múltiplas batidas. Segundo a Continental, a tecnologia que ela desenvolveu atua de forma eficiente na redução desse problema.

Embora não seja capaz de evitar com 100% de precisão que novas colisões ocorram, o novo sistema deve servir como uma grande ajuda nos casos em que um veículo perde o controle ou quando o motorista fica inconsciente após uma batida. Segundo a empresa, o sistema já está sendo testado por uma montadora alemã, cujo nome ainda não foi revelado.

Fonte: Continental