Cientistas criam faróis de carro que tornam a chuva quase invisível

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam faróis de carro que tornam a chuva quase invisível

Lanternas inteligentes desviam a luz dos pingos de chuva. (Fonte da imagem: Reprodução/Universidade Carnegie Mellon)

Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveram uma forma de tornar as gotas de chuva de uma tempestade praticamente invisíveis. O farol inteligente é capaz de apagar fachos de luz individualmente, deixando de iluminar as gostas enquanto elas caem e aumentando a visão do motorista.

Para isso, a lanterna trabalha com uma câmera capaz de rastrear a movimentação das gotas. As imagens são processadas de forma contínua por um algoritmo, o que torna o sistema capaz de “prever” o ponto exato por onde passarão as gotas de chuva ou mesmo flocos de neve. Com isso, aquele ponto específico da lanterna pisca, e a pequena quantidade de água deixa de ser iluminada.

"Um olho humano não é capaz de ver o piscar dos faróis" informa o pesquisador Srinivasa Narasimhan, responsável pelo projeto. "E como as partículas em precipitação não são iluminadas, o motorista nem mesmo verá a chuva ou a neve”, conclui.

Durante os testes, o sistema levou apenas 13 milissegundos para concluir todo o processo, que inclui prever a posição da gota dágua e o ajuste do farol. Isso eliminou até 80% da chuva visível, capaz de transformar uma forte tempestade em uma simples garoa.

Fonte: Carnegie Mellon, Technology Review

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.