Veículo movido a vento se move mais rápido do que o próprio vento

1 min de leitura
Imagem de: Veículo movido a vento se move mais rápido do que o próprio vento

Carro é movido a vento e se movimenta com o dobro de sua velocidade. (Fonte da imagem: Rick Cavallaro)

Rick Cavallaro, praticante de paraglide e kitesurf, criou um veículo movido a vento capaz de andar a uma velocidade superior à do próprio vento. Indo em direção contrária à corrente de ar, o Blackbird chega a alcançar até o dobro da sua velocidade. As “velas” do veículo são duas hélices de turbina, posicionadas para aproveitar o ar atmosférico em movimento que vem em sua direção.

“Esta combinação de movimento contra e a favor do vento [das hélices] é idêntico ao de uma vela em um barco a vela navegando contra a corrente de ar. Enquanto o veleiro tem uma quilha para forçar o movimento da vela na direção correta, nós temos uma transmissão e rodas que fazem o mesmo trabalho”, relatou Cavallaro à revista Wired.

Cavallaro ficou famoso recentemente por um projeto semelhante, de um veículo que se movia na direção da corrente de ar e alcançava uma velocidade quase três vezes superior à do vento. Segundo a Wired, tal afirmação causou um debate acalorado na web e em círculos especializados de física sobre a sua veracidade.

Fonte: Wired

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.