Pioneer quer unir realidade aumentada e GPS nos para-brisas de carros até o fim do ano

1 min de leitura
Imagem de: Pioneer quer unir realidade aumentada e GPS nos para-brisas de carros até o fim do ano

(Fonte da imagem: Reprodução/Microvision)

Sistemas de HUD (Head-up Display) ainda não são uma realidade presente em nossas vidas, mas no futuro é bem provável que isso mude. E, se depender da Pioneer, poderemos ver os resultados disso ainda este ano, graças ao sistema desenvolvido pela Microvision, que já vem prometendo resultados bem interessantes há algum tempo.

Funcionando como um sistema complexo de realidade aumentada aplicado a um GPS, o projeto da Microvision consegue enviar as instruções de navegação diretamente para o vidro frontal do carro, permitindo que o motorista tenha todas as instruções necessárias para seus trajetos. Isso acontece de um modo similar ao que oferecem os navegadores GPS.

Mas como isso funciona?

Segundo os desenvolvedores do projeto, o sistema utiliza três lasers diferentes (azul, vermelho e verde) que podem ser combinados para gerar uma grande quantidade de cores. Eles são emitidos em dois eixos de uma tela transparente e milimétrica, que fica acoplada ao vidro do carro. A luz é tão rápida que a imagem parece estática, mas a verdade é que ela está em constante emissão.

A Pioneer quer colocar os primeiros dispositivos — baseados na tecnologia — no mercado ainda este ano. Outras empresas fabricantes de carros estão planejando levar isso ao mercado até 2016, mas ainda não há nenhuma confirmação de aparelho ou modelo de automóvel que utilize o sistema.

Fonte: Neotarama, Technology Review, Pioneer e Microvision

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.