Em 2020 ninguém deverá morrer ou ficar gravemente ferido no trânsito

2 min de leitura
Imagem de: Em 2020 ninguém deverá morrer ou ficar gravemente ferido no trânsito

O Volvo S60 já possui muitas das tecnologias citadas no artigo. (Fonte da imagem: Divulgação/Volvo)

Qualquer pessoa que entenda um pouco sobre o mundo automobilístico sabe que a Volvo é responsável por produzir os modelos de carros mais seguros do planeta. E essa busca pela segurança perfeita levou a montadora sueca a fazer um pronunciamento forte: “Em 2020, ninguém deverá morrer ou ficar gravemente ferido em um novo Volvo” (veja aqui toda a visão de futuro da marca).

A empresa planeja fazer isso eliminando a principal causa de mortes no trânsito, os acidentes. De acordo com ela, 90% das batidas são causadas por causa do comportamento do motorista. Ao introduzir sistemas preventivos e de proteção nos novos veículos, o carro será capaz de medir e reagir automaticamente aos perigos que possam estar à frente.

E como a empresa pretende fazer isso?

Já existem diversos estudos em desenvolvimento nessa área e abaixo listaremos alguns deles:

Comunicação de carro para carro: os automóveis serão interconectados através de redes sem fio e então poderão alertar uns aos outros sobre perigos e problemas na estrada em tempo real, como um veículo parado, uma queda de árvore ou quaisquer outros itens.

(Fonte da imagem: Divulgação/Volvo)

Comunicação com as estradas: seguindo a mesma filosofia da comunicação entre veículos, as estradas também serão capazes de avisar ao motorista suas condições, como temperatura, humidade, congestionamentos e outros detalhes que afetem a dirigibilidade.

Comboios rodoviários: no futuro será possível se juntar a um comboio de veículos que esteja indo na mesma direção que você em uma rodovia. Normalmente um veículo maior (como um ônibus ou um caminhão) irá à frente e os veículos que estiverem atrás o seguirão automaticamente. Dessa forma, os outros motoristas poderão relaxar e ler um jornal enquanto viajam. O vídeo acima mostra como essa tecnologia funciona. Além disso, o Tecmundo já fez uma matéria explicando melhor o seu funcionamento.

Reconhecimento de placas de trânsito: estava rápido demais e não conseguiu ler aquela placa importante? Não se preocupe. O carro será capaz de fazer isso para você e repassar todas as informações que estavam contidas nela.

Detecção de pedestres: câmeras, lasers, sensores e radares estarão trabalhando juntos nos carros para rapidamente detectarem pedestres ou ciclistas. O Volvo S60 já possui essa tecnologia, como demonstrada no vídeo acima.

Freio automático: nunca mais você irá ter o desprazer de acabar batendo na traseira do veículo da frente por ter tido um segundo de desatenção. Mesmo que você não esteja olhando, o veículo, com a ajuda da comunicação sem fio e de sensores, reduzirá a velocidade automaticamente caso o carro da frente fique muito próximo.

Claro que a ideia por trás de todas essas inovações não é a de substituir o motorista humano pelo computador. Todas essas funções podem ser ativadas ou desativadas e agem somente conforme o comando da pessoa que estiver no controle do veículo. Portanto, a direção segura e consciente sempre será a melhor forma de se evitar acidentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.